Semana Santa inicia com a Bênção dos Ramos

Já se aproxima o período em que os católicos irão celebrar o grande mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. O Domingo de Ramos da Paixão do Senhor abriu a Semana Santa e rememora a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, aclamado pelo povo com hosanas, palmas e ramos de oliveira.Neste fim de semana, os católicos celebraram tradicional bênção dos ramos, comumente seguida de procissão de um determinado local até as igrejas. No sábado e domingo, a Igreja paramentaou-se da cor vermelha, que lembra o martírio e, no lugar das flores, utilizaram ramos de oliveira ou palmas. As cinzas para a próxima Quaresma serão obtidas através da queima desses ramos, que também são incinerados a fim de afastar tempestades e em momentos de insegurança, conforme a tradição mantida por muitos católicos.”As pessoas queimam, num sinal de que Deus está conosco e de que não precisamos ter medo. É uma tradição muito forte, porque cortaram ramos de oliveira e colocaram onde Jesus iria passar. E onde Jesus passa, deixa bênçãos. Assim, nossos ramos são abençoados e os levamos para nossas casas como sinal de que Jesus ali passou com sua bênção. Podem ser deixados dentro de casa, ou mesmo no carro, como eu, muitas vezes, deixo um raminho. Eles lembram a vitória de Cristo sobre todos os males”, enfatiza o Bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach. De acordo com Dom Jacinto, o Domingo de Ramos é uma celebração que deve marcar a caminhada do cristão durante o ano todo, oferecendo seus dons a serviço do Reino e buscando sempre a conversão.

Padres se preparam para a Páscoa do Senhor

Um dia bonito, sob o céu azul e o canto dos pássaros. O Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Morro Bonito, interior de Içara, acolheu hoje (11) a Manhã de Espiritualidade Quaresmal do clero da Diocese de Criciúma. Na companhia do Bispo Diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach, mais de 50 padres diocesanos e religiosos, e quatro diáconos estiveram reunidos no encontro, que teve por objetivo preparar o coração e o espírito para, assim como os demais batizados, também os padres se prepararem para viver a Páscoa do Senhor.
“Com muita alegria nós viemos aqui a Içara, nessa manhã de espiritualidade do presbitério da Diocese de Criciúma. Procuramos apresentar o tema ‘A oração do humilde atravessa as nuvens’. E a oração do humilde é aquele grito que brota do fundo do coração de cada um de nós: ‘Senhor, tem piedade de mim, que sou um pecador’. É isso que nós somos: pecadores, mas pecadores muito amados. Isso é o que eu gostaria que ficasse gravado como um selo no coração de cada padre desta querida Diocese; cada um, na sua fraqueza, na sua fragilidade, no seu pecado, e muito amado pelo Senhor”, frisou o assessor da manhã, o Reitor do Seminário Convívio Emaús, da Arquidiocese de Florianópolis, padre Vânio da Silva.

Santuário Mãe dos Homens apresenta festa na ALESC

Apresentação aconteceu nesta quinta-feira A programação da 1ª Romaria e Festa ao Santuário de Nossa Senhora Mãe dos Homens, de Araranguá, foi apresentada nesta quinta-feira, 11, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, a ALESC. A comitiva foi

liderada pelo reitor do Santuário, Padre Alírio Leandro contará ainda com boa parte  dos festeiros e noveneiros deste ano de 2019. Este é o segundo ano consecutivo que a programação foi divulgada para os deputados estaduais do estado de Santa Catarina. Neste ano, o convite partiu do presidente da ALESC, o deputado Júlio Garcia. O reitor do Santuário, Padre Alírio Leandro, comenta sobre a importância da divulgação da festa. “As boas notícias não podem ficar guardadas, elas precisam ser anunciadas, por isso aproveitamos esses espaços para anunciar o reino de Deus. Hoje estamos entre uma das maiores festas do estado, então é prudente compartilharmos aos legisladores a grandiosa festa que temos aqui no sul de Santa Catarina”.