Fundo ainda rende

A aprovação na última semana de um aumento de quase 200% para o Fundo Eleitoral segue repercutindo negativamente em todo o país. Todos os deputados que votaram na LDO e, por consequência no Fundão trataram de se manifestar contra a medida, trataram de afirmar que não usam dinheiro público em campanha, mas as declarações surtiram pouco efeito. Nesta segunda as associações empresariais de todo o Sul do Estado emitiram nota de repúdio ao aumento no Fundo. “Enquanto toda a sociedade concentra um esforço gigantesco, em meio às crises econômica e sanitária, para superar os desafios que se impõem, deputados e senadores desrespeitam os cidadãos brasileiros, para se apropriarem de recursos públicos direcionando-os para partidos políticos e campanhas eleitorais. O setor produtivo requer que os representantes públicos adotem uma postura em favor da população brasileira, da moralidade e da eficiência do Poder Público…”, diz parte da nota.  Bolsonaro já deu a entender que vai vetar, mas…. Vamos aguardar.

Sem doses

Municípios da região estão praticamente sem doses para imunização contra a Covid-19. Segundo o secretário Acélio Casagrande agora é aguardar pela nova remessa do Governo Federal. “Vamos aguardar por uma nova remessa. Expectativa é que o Governo do Estado receba quase 300 mil doses até quarta-feira. Então, se isso se confirmar, lá pela quinta-feira vamos retomar a aplicação e será com um bom volume para baixarmos ainda mais a idade”.

Até agosto

Casagrande acredita que até o final de agosto toda a população adulta com mais de 18 anos vai estar imunizada”. E já começamos também a tratar da imunização dos adolescentes com idade entre 12 e 17 anos. A Pfizer já está liberada para este público e nosso planejamento é começar a vacinação talvez já em setembro”, projeta.

PDT

Encontro realizado pelo PDT no fim de semana em Forquilhinha encaminhou o nome da ex-coordenadora do Procon de Içara, Karoline Calegari como pré-candidata do partido para uma vaga na Câmara dos Deputados no ano que vem. Carol já vem trabalhando essa condição nos bastidores e o entendimento é que o bom momento vivido pelo partido no estado pode ajudar a impulsionar seu nome em toda a região. O deputado Rodrigo Minotto também já está encaminhado como candidato a reeleição por vaga na Alesc.

Novidade

Deve ser anunciado nos próximos dias o mais novo reforço do PL em Içara. Nome de peso e conhecido na política local que já está de malas prontas para o 22.

Limpando

Governo de Criciúma apresentou oficialmente nesta segunda-feira o projeto Criciúma Limpa. A iniciativa envolve uma série de ações do Poder Público que tem como foco deixar a cidade mais apresentável. Claro que as ações do Governo também querem estimular a população a fazer sua parte e deixar calçadas e terrenos limpos.

Próximos passos

A comissão criada na Câmara de Criciúma para discutir e acompanhar a Ação Civil Pública do Carvão definiu os próximos passos. Toda semana será realizado um encontro para debater a questão. Segundo o presidente da Comissão, vereador Márcio Daros (PSDB), para a primeira reunião, na próxima segunda-feira.

Iluminação

Vereadores de Içara pediram nesta segunda-feira que a empresa Ilumina Içara amplie o canal de comunicação com os moradores de Içara divulgando os canais de atendimento para encaminhamento de pedidos e reclamações sobre a iluminação pública da cidade. “Muitas pessoas procuram os vereadores reclamando que não conseguem falar com a empresa. Estamos aqui para ajudar, esperamos que o atendimento melhore”, comentou o requerente do encontro vereador Gelson Possamai (PP).

Planejamento

Vereador Paulo Ferrarezi apresentou requerimento na sessão desta segunda-feira na Câmara de Criciúma sugerindo ao município a criação de um programa para orientar a população sobre o planejamento familiar. Segundo o parlamentar o foco do programa seriam principalmente as regiões mais carentes da cidade.