Curso para formação de novos delegados tem início

91

Formatura será em dezembro, quando então os delegados serão distribuídos pelo Estado

Foi realizada na manhã de ontem, a aula inaugural aos 34 novos delegados de polícia de Santa Catarina. O delegado Geral da Polícia Civil, Paulo Koerich, destacou o papel de liderança aos ingressantes na carreira. Eles começaram hoje o curso de formação com duração de seis meses, em Florianópolis.

“O delegado de polícia ocupa um cargo de chefia de direito, mas somente conquistará essa condição de fato quando for um líder, e o será pela legitimação dos seus comandados. Temos que ser líderes com controle emocional, capacidade de suportar pressão, bom senso, proatividade, ética e honestidade, sendo em regra um tomador de decisões no calor dos acontecimentos”, ressaltou o delegado Geral, na Acadepol.

O objetivo da instituição de servir e proteger, o regimento interno, o regramento e as funções da carreira, o preparo operacional de técnicas, táticas e estratégias policiais foram alguns dos pontos abordados por Koerich. “O que os senhores não podem esquecer, a despeito das inúmeras atividades descritas, é que serão gestores de pessoas, comandando seus subordinados, conciliando interesses divergentes e exercendo liderança, que somente será conquistada com a legitimidade”, frisou.

A solenidade contou com a presença de integrantes da Delegacia Geral, diretores da Polícia Civil, membros da Acadepol e policiais civis convidados.

“Expectativa e sonho”, dizem novos delegados

O clima é de alegria e também de expectativa pelos novos 34 delegados, sendo 28 homens e seis mulheres. Eles foram aprovados no concurso público de 2015. “Parece um chavão, mas é a realidade: esse momento é a realização de um sonho. Espero contribuir com a sociedade e fazer a diferença”, afirmou Carolina Surita, 33 anos.

Ex-agente da Polícia Civil com 28 anos de instituição, Gilmar Bonamigo, 56 anos, passou no concurso e está na nova turma de delegados. Ele destacou o incentivo da família e afirmou estar com todo o gás para a formação. “Me preparei para isso. A expectativa é grande”. Para o colega Nicola Patel Filho, 32 anos, a carreira de delegado tem um papel importante como instrumento de transformação ética e social na sociedade.

O curso conta com disciplinas como investigação criminal, procedimentos de polícia judiciária, direitos humanos, princípios de excelência no atendimento, inteligência policial, técnicas operacionais, tiro prático policial, entre outras, totalizando 1184 horas/aula. A formatura será em dezembro, quando então os delegados serão distribuídos pelo Estado.