Pavimentação assegurada

O acesso ao Santuário do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus vai ser finalmente pavimentado. A garantia de recursos para a obra foi dada na noite de quinta-feira durante assembleia virtual dos associados da Cooperaliança. Eles aprovaram a proposta encaminhada pela diretoria da cooperativa. “Apresentamos um pedido feito, em vídeo pelo padre Vander. Sabemos a importância desta obra porque ela vai impulsionar ainda mais o turismo e gerar recursos para a cidade”, justifica Reginaldo de Jesus, presidente da Cooperaliança. Durante a assembleia também foram destinados recursos para o Hospital São Donato. A verba deve garantir a conclusão no pagamento do tomógrafo comprado pela instituição e custeado 100% pela Cooperativa. Outra proposta aprovada beneficia diretamente a Casa Rosa. “Criamos um fundo chamando Aliança Saúde. Ele vai gradativamente retornar em benefício para os nossos associados. Neste primeiro momento ele já assegura um pacote de 300 mamografias. A Casa Rosa vai comprar estes exames para garantir atendimento as mulheres que são assistidas pela Instituição”, explica.

Acelerando

Sexta-feira foi de vacinação em várias cidades da região. Algumas cidades, como Cocal do Sul e Morro da Fumaça, adotaram o modelo drive-thru. Criciúma chamou de maneira escalonada seus idosos para irem até as unidades de Saúde. Independente do modelo, o que importa é a imunização. Só a vacina vai nos devolver dias melhores. Esperança é de que o volume de doses siga chegando e cada vez em maior número.

Ambiente seguro

Secretário de Estado da Educação, Luiz Fernando Cardoso disse na sexta-feira, na Massa FM, que a avaliação dos 30 primeiros dias de aula na rede estadual é altamente positiva. Ele ressaltou o que o ambiente escolar é um ambiente seguro e que o percentual de infecção foi extremamente baixo. Desafio agora é reforçar o currículo para garantir que o tempo de confinamento no ano passado não comprometa o aprendizado dos estudantes pelos anos seguintes”.

Travessia ameaçada

Moradores da região do bairro Vila Nova, na comunidade do Espigão, estão se mobilizando para garantir que continuem tendo livre acesso sobre uma travessa subterrânea que existe naquele ponto. É por ali que os agricultores atravessam de um lado ao outro da propriedade garantindo mais mobilidade e agilidade para o seu trabalho. O problema todo é que a CCR ViaCosteira resolveu fechar esse acesso. “Já houve um fechamento inicial e os próprios agricultores foram até lá e desobstruíram o local. Agora eles estão se mobilizando para cobrar das autoridades o direito de continuar usando esse local. Não há justificativa para tentar bloquear esse ponto”, argumenta o vereador Geraldo Baldissera.

Novas campanhas

Sucesso e o retorno altamente positivo da campanha desenvolvida pela Baldissera, que assegurou 20 mil em obra para o Asilo São Vicente de Paula, deve gerar frutos. Empresário Tiago Baldissera não esconde a satisfação em poder colaborar com a entidade. “Vamos repetir sim porque foi uma campanha que deu muito certo. Já fomos ao local e vimos de perto a necessidade da obra. Já estamos pensando em novidade”. Com 10 anos de história, a Baldissera, que já dá sua contribuição com o desenvolvimento e a geração de emprego e renda da região, quer ampliar agora sua presença no social.

Redução

Candidato da Chapa 4 a eleição da Cooperativa de Morro da Fumaça, Vanio dos Santos disse que seu principal desafio é reduzir o valor da energia praticado pela Cermoful. “Essa é a principal queixa da comunidade e vamos trabalhar neste sentido. Primeiro vamos melhorar a gestão, tornar ela mais transparente. Em seguida vamos partir para o mercado livre para tentar comprar a energia por um melhor preço para repassar ao associado também com um valor reduzido”.

Apoio pedagógico para aulas remotas

O vereador de Içara Edson Freitas indicou à prefeita Dalvânia Cardoso disponibilizar professores para oferecer apoio pedagógico aos alunos da rede municipal, na modalidade remota (virtual). Atualmente, em função da crise gerada pela pandemia de Covid-19, a rede municipal de educação está realizando suas atividades escolares de maneira híbrida, alternando as turmas entre aulas presenciais e remotas. “Como não há professores à disposição, diversos pais estão com dificuldades de orientar e ensinar seus filhos. Portanto existe há a necessidade de adaptação dessa situação para que os alunos mantenham a qualidade da educação”, comentou Freitas.