Vacinação leva mais de 140 mil pessoas aos postos de saúde de SC

34

Dia D de vacinação realizado no sábado foi considerado muito bom pelas secretarias da região

O Dia D de vacinação contra o sarampo em Santa Catarina, realizado no sábado (15) levou 142.243 pessoas aos postos de saúde de todo o estado para atualização da caderneta de vacinação. Desse total, 53.481 tomaram a vacina. Os demais estavam com o esquema vacinal completo e não precisaram repetir a dose.

O saldo do dia D contra o sarampo e febre amarela em Içara teve 690 doses aplicadas, sendo 211 sarampo e 107 febre amarela. O restante foram vacinas diversas, da população que aproveitou para colocar a caderneta em dia. A campanha visa atender a população entre seis meses e 49 anos de idad, para atualização da carteira de vacina. No sábado, 11 unidades atenderam das 8 horas às 17 horas, sem fechar ao meio dia.

Conforme a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Kamila Marangoni, como é uma campanha que visa atualização das carteiras de vacina, não há uma meta estipulada no município. “Nosso objetivo é vacinar de forma seletiva a população dessa idade, contribuindo para uma cobertura vacinal adequada e interrompendo a circulação do vírus”, explicou.

Em Criciúma, desde o início da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo no dia 10 de fevereiro, mais de 2,1 mil pessoas foram imunizadas. Só no dia D de mobilização nacional, aproximadamente 1,5 mil receberam a vacina tríplice viral (que protege contra o sarampo, a rubéola e caxumba). No sábado, compareceram quase 5,5 mil pessoas às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. A maioria não precisou se vacinar porque já estava com as doses completas.

No Estado, a gerente de imunização da Secretaria de Estado da Saúde, Lia Quaresma Coimbra, avalia o resultado como bastante positivo. “Na primeira semana da campanha, poucas pessoas compareceram às unidades de saúde, cerca de 70 mil, mas o comparecimento no dia D foi surpreendente”.

Entre os dias 10 e 14 de fevereiro, primeira semana da campanha de vacinação contra o sarampo, um total de 69.675 pessoas procuraram uma unidade de saúde. Desse total, 21.817 foram vacinadas, já que as demais estavam com a situação vacinal atualizada.

No Dia D, as faixas etárias que mais compareceram às unidades de saúde de Santa Catarina foram: de 40 a 49 anos (26.448); de 30 a 39 anos (26.028); e de 5 a 9 anos (21.874).

A Campanha de Vacinação contra o sarampo vai até o dia 13 de março. Precisam tomar a vacina todas as pessoas com idade entre 6 meses e 49 anos que nunca tenham se vacinado, não lembram ou não sabem, perderam a carteirinha de vacinação ou não estejam com o esquema vacinal completo. “Pessoas com idade entre 1 e 29 anos precisam ter tomado duas doses da vacina contra o sarampo o longo da vida, já as pessoas com idade entre 30 e 49 anos precisam comprovar apenas uma dose”, finaliza Lia.