Criciúma segue preparativos para os Jasti 2020

23

Criciúma segue preparativos para os Jasti 2020

Competição será realizada no mês de abril no município e deverá registrar marca histórica neste ano

Criciúma

A cidade de Criciúma segue se preparando para a 13ª edição dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti), que serão realizados no município. A competição tem data prevista para abril e deverá registrar marca histórica em 2020.

Com recorde de inscrições nas fases microrregionais, os Jasti terão na fase inicial a participação de 241 municípios, que representam 81,7% dos municípios catarinenses. A marca mais alta de participação era de 2019, com 234 cidades participantes. Na fase estadual, o evento reunirá mais de 80 cidades de Santa Catarina e contará com a participação de aproximadamente 3,5 mil atletas.

Após as vistorias feitas pela Federação Catarinense de Esporte (Fesporte), Criciúma agora foca nos últimos ajustes para a competição. “Nossa cidade tem uma estrutura excelente e está pronta para mais um grande evento. Vamos fazer de tudo para que seja algo que marca positivamente a história do município”, destaca o presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma, Nícola Martins.

Precauções com a saúde pública

Com o cenário internacional exigindo cautela por causa dos casos de coronavírus, a pauta também foi tratada em reunião na tarde de ontem, no Paço Municipal Marcos Rovaris, já que a doença atinge, principalmente a população idosa. O encontro contou com a presença do prefeito Clésio Salvaro, do vice-prefeito Ricardo Fabris, do secretário-geral Vagner Espíndola Rodrigues, do presidente da FME, Nícola Martins, do secretário de Saúde, Acélio Casagrande, do diretor técnico do Hospital São José, Rafael Elias Farias, além de representantes da Fesporte, AFASC e da área da saúde.

O secretário de Saúde, Acélio Casagrande, reforçou que o momento é de acompanhamento e de ações preventivas. “Não temos nenhum caso confirmado em nossa cidade e no Estado. Estamos atentos e preparados caso isso chegue no município. Por enquanto, Criciúma segue com situação de normalidade e a orientação é para que a rotina continue a mesma em todos os departamentos”.

Após o encontro, a administração municipal encaminhou ofício à Fesporte solicitando posicionamento da entidade em relação à realização do evento. “Criciúma está empolgada e preparada para os Jasti. Vamos nos reunir novamente nos próximos dias para avaliar a situação. É algo preocupante no mundo todo, mas não queremos alarmar a população de forma precipitada, por isso pedimos o posicionamento do Estado sobre o tema e os jogos, já que Criciúma está preparada para o evento”, destacou o prefeito Salvaro.