Criciúma registra a segunda morte na semana por Covid-19

166

Paciente tinha 73 anos e possuía comorbidades

Criciúma

Foi confirmada na manhã de ontem (27) a oitava morte por Covid-19 em Criciúma. Trata-se de um homem de 73 anos, que estava internado desde o dia 21, e passara os últimos dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São José. Com isso, a cidade se torna a segunda de Santa Catarina com mais mortes pela doença, ficando atrás apenas de Joinville, que tem registrado 17 óbitos.

Esta é a segunda vez na semana que Criciúma registra uma morte pela Covid-19. O outro caso ocorreu no domingo (24), de um paciente de 72 anos. No município, todos os óbitos decorrentes da doença foram de pacientes com mais de 60 anos, tendo seu primeiro registro no dia 1º de abril.

Pacientes de Içara estão em tratamento domiciliar

Em Içara, todos os pacientes que atualmente estão com o coronavírus cumprem tratamento em suas casas. São doze moradores que ainda permanecem com a doença, de 32 casos confirmados no município. Além dessas informações, o boletim epidemiológico de ontem (27) também registrou um aumento no número de casos suspeitos, indo de cinco para 13 no intervalo de um dia.

No Hospital São Donato, um paciente com suspeita da Covid-19 aguarda o resultado do exame. Ele deu entrada na unidade hospitalar ontem com sintomas equivalentes a doença e a coleta para exame foi realizada em seguida. Trata-se de um morador de Balneário Rincão, de 65 anos.

Situação regional

O município de Araranguá registrou um aumento de cinco novos casos em seu boletim de ontem (27). A cidade agora está com 61 casos confirmados da Covid-19. Apesar disso, o número de pacientes curados também apresentou acréscimo. São 21 recuperados, restando 40 moradores que seguem em tratamento.

Em Forquilhinha, o número de casos confirmados subiu para 25. Ainda ontem, o munícipio possuía 50% dos casos curados, com 12 registros. Além disso, a cidade segue com cinco pacientes com suspeita da Covid-19 e 13 em tratamento. O boletim ainda registrou mais 16 casos descartados da doença.

Estado confirma 7.372 casos

O Governo do Estado informou ontem que há 7.372 pacientes com teste positivo para Covid-19, sendo que 4.296 estão recuperados e 2.950 continuam em acompanhamento. O coronavírus já causou 126 mortes no estado desde o início da pandemia. A taxa de letalidade atual é de 1,71%.

Entre as mortes confirmadas estão de três homens, moradores de Navegantes (67 anos), Joinville (75), e o de Criciúma (72) citado acima, e duas mulheres moradoras de Joinville (71) e (56), esta última sem comorbidades.

A taxa de ocupação dos leitos de UTI pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina é de 61,49%. Isso significa que, dos 1.210 leitos existentes no estado, 466 estão disponíveis e 744 estão ocupados, sendo 118 por pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19.