Valorizando ingredientes: estrelando a paçoca!

Chef PV Show ensina receita de bolo de paçoca de liquidificador, um ingrediente típico em festas Juninas

Junho e julho são os meses das festas de São João. Com os impedimentos referentes ao Corona Vírus, o tema não está tão em alta, mas porquê não fazer a festa em casa, com os familiares que moram com você.

Pensando nisso, trago a vocês duas receitas com um meus ingredientes preferidos nessa época. A paçoca. Ela é um doce tradicional brasileiro à base de amendoim, farinha de mandioca e açúcar. Suas origens são remetidas a São Paulo e ela pode ser servida em barrinhas, como também em forma da farelo, para ser consumida de colheradas.

Na minha família, a tradição está ligada também a Semana Santa, onde minha tia Inês faz um monte de paçoca e dá um potinho a cada familiar, valorizando o amor e da harmonia do lar.

E o melhor, a paçoca pode entrar como ingrediente em outras receitas. É isso que vou te mostrar hoje.

Bolo cremoso de paçoca.

Ingredientes da massa: 3 ovos, 1/2 xícara de óleo, 1 xícara de leite, 1 e 1/2 xícaras de açúcar, 1 xícara de paçoca, 2 xícaras de farinha de trigo, 1 colher (sopa) de fermento.

Ingredientes da cobertura: 1 lata de leite condensado, 200 g de doce de leite, 1 colher (sopa) rasa de manteiga, 2 paçocas esfareladas, 3 paçocas esfareladas para enfeitar.

Como preparar a massa: Bata tudo no liquidificador. Coloque em forma untada com óleo ou manteiga e enfarinhada (utilize papel-toalha para untar a forma). Asse em forno médio, preaquecido, por cerca de 40 minutos, ou até dourar. Após frio, desenforme e coloque a cobertura.

Como preparar a cobertura: Leve os ingredientes ao fogo baixo, mexendo sem parar, até atingir o ponto de brigadeiro mole. Coloque sobre o bolo e adicione as 3 paçocas esfareladas por cima.

Essa é uma receita tão incrível que não só vai satisfazer seu paladar, como vai perfumar toda a casa enquanto fica pronta. Se você tem alguma receitas especial com paçoca, escreva para pvdalpont@gmail.com e nos conte. Quem sabe a sua receita aparece aqui