Medida serve para desobstruir a passagem das águas e diminuir eventuais alagamentos

Criciúma


Os rios Cedro, Criciúma, Linha Anta, Maina e Quarta Linha estão dentro da estratégia de desassoreamento e limpeza para o primeiro trimestre desse ano em Criciúma. A logística foi elaborada pela Secretaria de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana. A medida serve para desobstruir a passagem das águas e diminuir eventuais alagamentos.

A primeira fase do processo já está sendo realizada no bairro Vila Selinger, no rio Linha Anta e no bairro Linha Batista, onde está sendo feita limpeza em uma vala, que posteriormente será desassoreada. Após isto, será dada continuidade à limpeza nos outros rios. Para o secretário de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Tita Beloli, a atitude ajuda os moradores a preservar as suas casas e seus pertences e dá mais segurança durante fortes chuvas.

Segundo o engenheiro ambiental e funcionário da secretaria, Guilherme Colombo, o objetivo é realizar a ação em trechos específicos, onde em excesso de chuva, a possibilidade de alagamento é maior. Cada trecho tem aproximadamente um quilômetro cada, e ao todo serão desassoreados seis quilômetros. As passagens em que serão feitas as operações, têm licença ambiental da Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri) para serem realizadas.

Processo de desassoreamento

A ação da secretaria é feita com uma escavadeira hidráulica de haste alongada de 16 metros. A haste vai até o fundo do rio e remove o lodo, que é depositado na margem para secagem. Depois de seca, a terra é destinada ao local devido.