Içara realiza amanhã a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social

2

Neste ano, o evento tem como tema central “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”

Içara

O auditório do Paço Municipal Ângelo Lodetti receberá durante esta quinta-feira (15), a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social de Içara. Cerca de 120 pessoas são esperadas no evento, incluindo trabalhadores da área, membros do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), e pessoas atendidas pelos serviços. Neste ano, a conferência visa fortalecer o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com o tema central: ‘Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos’.

No período da manhã será realizada a palestra com o psicólogo Charles Andrade Medeiros, mestre em Ambiente e Saúde. À tarde, acontecerá a divisão entre os grupos de trabalho, que abordarão cinco eixos. Separadamente, serão discutidas as temáticas de cada eixo para serem definidas as propostas que o Município, o Estado e o Governo Federal poderão implementar. As propostas serão levadas para a plenária final, com a votação que definirá quais seguirão adiante para a conferência estadual.

“As conferências acontecem a cada dois anos, nos municípios, estados, e por fim, no país. É um momento de avaliarmos a política pública de assistência social e pensarmos em propostas de melhorias. Além de serem elencadas as principais demandas para a conferência estadual, acontecerá a eleição dos delegados que representação o município”, explica Eduardo Zata, secretário de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda de Içara.

Os cinco eixos a serem trabalhados são:

  • Eixo 1: Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos à garantia dos direitos socioassistenciais, contemplando as especificidades regionais do país.
  • Eixo 2: Qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas.
  • Eixo 3: Articulação entre os segmentos: como potencializar a participação social no SUAS?
  • Eixo 4: Serviços, programas e projetos: universalização do acesso e a integração das ofertas dos serviços e direitos no SUAS.
  • Eixo 5: Benefício e transferência de renda: a importância dos benefícios socioassistenciais e o direito a garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.