Novo tempo

Dia primeiro de janeiro marcou o início de um novo ano, mas também de um novo tempo para a política dos municípios Brasil afora. Foi dia de posse, de promessas renovadas e de esperança para quem espera ver sua comunidade ganhando qualidade de vida. No dia de posse, destaque para a Dalvânia Cardoso e Soraya Liibrelato. As duas fizeram história se tornando as primeiras mulheres a comandarem respectivamente as cidades de Içara e Lauro Müller. Em Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves assumiu e celebrou a persistência que lhe garantiu o mandato depois de quatro tentativas. Em todas as cidades as posses foram diferentes, marcadas pelas regras sanitárias impostas pela pandemia. Pandemia que, aliás, é a preocupação número um dos novos prefeitos e secretários de Saúde. “Precisamos nos preparar para atender a população e, se preciso, comprar a vacina para garantir que todos possam seguir suas vidas. A saúde é a prioridade”, disse Dalvânia Cardoso, antes de sua posse.

Os secretários

Clésio Salvaro fez um ato ontem para nomear os seus secretários. Nada de surpresa. Nomes que haviam sido mapeados e anunciados anteriormente foram todos confirmados. Alguns receberam críticas, como Miri Dagostin na Educação. Eu conversei com novo titular da pasta. Miri entende as críticas, mas garante que irá fazer um trabalho técnico, de gestão e que a meta é melhorar a Educação de Criciúma de maneira gradativa.

Os primeiros nomes

Dalvânia Cardoso anunciou na última semana os primeiros nomes para seu governo. Fez questão de priorizar neste momento a nomeação de primeiro escalão para Saúde e Educação. Em entrevista que me concedeu na Massa FM, disse que foi uma escolha técnica e que prioriza a gestão efetiva das duas pastas. Sobre Sandro Ressler, que é o titular da Saúde, mas já ouvi ótimas referências, algumas delas vindas da Unesc. Sobre a professora Rose Reynaud não há questionamentos. Tem grande conhecimento na área e por onde passou se destacou por um brilhante trabalho. Creio que vai ajudar a Educação de Içara melhorar ainda mais.

A grande preocupação

Economistas e empresários estão preocupados com o fim do Auxílio Emergencial. O mecanismo criado pelo Governo Federal para socorrer os informais e desempregados durante a pandemia em 2020 ajudou a evitar que a queda da economia fosse ainda maior. O problema é que a economia ainda se arrasta, o número de desempregados segue alto. Sem o auxílio a queda no consumo deve aumentar e isso pode desencadear uma nova crise.

Formentin

Luciano Formentin foi eleito o presidente da Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça. Desde o começo, o vereador do PSL era apontado como o fiel da balança no processo. Nos bastidores estava tudo sendo encaminhado para que ao lado de MDB, PSDB e PSD dividissem os quatro anos de presidência do Legislativo. Não deu. Sem acordo, ele acabou eleito com apoio da base do prefeito Noi Coral e deixou a oposição a ver navios.

Deu Ita

Claro que a vitória é do vereador Itamar da Silva, mas a chegada dele a presidência da Câmara tem também um dedo de Dalvânia Cardoso. Nos bastidores, aliás, há quem trate a chegada de Ita à presidência como mais uma vitória de Dalvânia sobre Murialdo. O ex-prefeito apoiava o nome de Geraldo Baldissera para a presidência, mas o emedebista, que sempre abraçou as estratégias do partido, acabou vendo nomes do 15 compondo a mesa diretora ao lado do progressista. Parceiros do último pleito, os tucanos também foram com Itamar.

Sem ligação

Cooperaliança não tem mais qualquer responsabilidade sobre a manutenção da Iluminação Pública de Içara. Agora o serviço fica a cargo da empresa IluminaIçara, que foi formada para atuar na parceria público privada definida pela administração passada. Promessa de modernização e de melhoria do serviço.

De luto

Ano começou com Içara em luto pela morte do Padre Silvestre Junkes. Irmão do padre Bernardo, ele faleceu na noite de domingo. Comunidade da Vila Nova, onde ele atuava, fez as últimas homenagens ao religioso. “Não imaginei que meu primeiro decreto como prefeita fosse decretar luto pela morte do Padre Silvestre, que faz parte da minha vida e da minha família”, lamentou a prefeita Dalvânia Cardoso.

O homem certo

CDL de Içara terá Paulo Brígido como presidente pelos próximos dois anos. A eleição foi nesta segunda-feira e coloca o homem certo no lugar certo. Paulo fez um grande trabalho e foi sucedido pelo Alexandre Fernandes, que manteve a mesma pegada. Os dois levaram a CDL de Içara a um patamar diferenciado e ajudaram o comércio da cidade crescer. Paulo segue empolgado. “Tem muito trabalho para ser feito, muitos desafios para o comércio já em 2021 e vamos trabalhar para fortalecer cada vez mais o nosso setor”.

No cargo

Professora Tati Teixeira vai passar o mês de janeiro como deputada estadual. O tempo é curto, mas ela garante que uma agenda extensa e bem organizada para marcar sua passagem pelo legislativo estadual.

Empossado

Miguel Pierini tomou posse como vereador de Criciúma. É primeiro suplente e vai ocupar o espaço deixado por Miri Dagostin que foi para a Secretaria de Educação.