Risco Gravíssimo força “toque de recolher” em SC

24

Estabelecimentos poderão funcionar até as 23 horas e permanência do público na rua até meia-noite

Da Redação

Com a novo Matriz de Risco divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde ontem (2), a Região Carbonífera continua no Gravíssimo, mas a pior notícia é que das 16 regiões, apenas uma não está neste risco potencial: o Extremo Oeste, que segue em nível grave. Em relação à classificação da semana passada, subiram de nível as regiões do Alto Uruguai e Foz do Rio Itajaí.

Por causa deste agravamento em Santa Catarina, numa reunião entre o Governo do Estado e prefeitos, ficou acertado que haverá toque de recolher a ser decretado hoje (3). O funcionamento de estabelecimentos será permitido até às 23h, com a permanência do público até meia-noite. Da 0h até 5h da manhã não poderão funcionar. A reunião foi virtual e teve a participação dos prefeitos das vinte maiores cidades do estado e secretários de Estado da Saúde e Gerências Regionais de Saúde.

 “Qualquer ambiente de concentração será incluído no toque de recolher e não poderá funcionar da meia noite às 5h”, explicou o secretário municipal de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, presente à reunião virtual.

Tempo maior de abertura para evitar aglomeração

Por sugestão do prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, ficou a cargo de entidades que regem diferentes segmentos como: comércio, supermercados e outros serviços essenciais, a opção de ampliar o horário de atendimento ao público, como forma de minimizar aglomerações em horários de pico.

Ainda haverá circulação de ônibus normalmente, mas a lotação máxima será de até 70%, com possibilidade de mais veículos disponíveis para população. Também foi sugerido para o Governo do Estado a remoção do ICMS sobre os combustíveis das empresas de ônibus.

Campanha

O Governo de Santa Catarina também ficou de promover uma campanha de conscientização sobre os cuidados diante da pandemia do novo coronavírus.