Melhores alimentos com gosto de nada: conhecendo a tapioca

104

Chef PV Show dá dicas de como fazer para dar vida a este ingrediente

Está na moda! Fina ou granulada, a farinha vinda da mandioca é a queridinha da vez. Tapioca é o novo pão da galera fitness: com queijo, ovo ou peito de peru ela tem sido opção de substituição ao bom e velho pãozinho. Se é uma boa opção? Não sei. Perguntamos aos Chefs ou aos nutricionistas? (olha o balaio)

De fato, dar vida a alimentos funcionais, é uma tarefa árdua. Para os não tão fitness tem a tapioca de morango com Nutella, de frango com catupiry e recheios que vão além da nossa imaginação. Esses são mais fáceis de ficarem deliciosos.

Temos casas especializadas em tapiocas por todo o país. Saída do nordeste, essa iguaria ganhou várias versões, como a crepioca, e tem feito sucesso por onde passa ganhando o coração e o estômago de quem procura por uma refeição saborosa e saudável, ou não.

Mas tudo bem. Sou eu que estou escrevendo. Então nada de ser fitness. E sim ser muito botequeiro. Vou apresentar a vocês um aperitivo que se popularizou muito em bares. É bonito, é saboroso e é convidativo. É o dadinho de tapioca.

Ingredientes: 1 1/4 de xícara (chá) de tapioca granulada; 250g de queijo de coalho; 1/2 litro de leite; 1 pitada de sal; 1 pitada de pimenta branca.

Modo de Preparo: Forre com filme uma assadeira pequena, de cerca de 20 x 25 cm. Numa tigela grande, rale o queijo-de-coalho. Junte a tapioca e misture. Tempere com sal e pimenta. Leve o leite para ferver e misture à tigela com a tapioca, mexendo bem, com cuidado para não formar grumos, até que todo leite tenha sido incorporado. Não deixe endurecer muito.

Transfira a mistura para a assadeira preparada e espalhe com a colher. Para deixar a superfície lisa, cubra com filme e aplaine com as mãos. Deixe esfriar e leve à geladeira por pelo menos três horas.

Forre o fundo de uma assadeira com papel-manteiga. Pré-aqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Transfira a massa para uma tábua, retirando o plástico. Com uma faca, corte em tiras de 2 cm, e as tiras, em cubos. Leve para assar por 40 minutos ou até dourar. Se preferir, frite em óleo quente apenas para dourar.

Eles podem ser consumidos com molhos diversos ou até serem decorados com novos ingredientes. Use a criatividade. Se você tem uma receita e gostaria de compartilhar conosco, escreva para pvdalpont@gmail.com.