Criciúma registra o 119º óbito em decorrência do coronavírus

31

Nova vítima é um idoso de 78 anos, morador da cidade, que possuía comorbidades

Criciúma

A Prefeitura de Criciúma informou ontem (23) o registro da morte de um idoso de 78 anos, morador da cidade, que possuía comorbidades, em decorrência do coronavírus. Com isso, chegam a 119 os óbitos por conta da Covid-19 no município.

Nos dados da Secretaria de Saúde de Criciúma, a cidade ultrapassou, já na última semana, o pico de casos positivados em comparação ao cenário de julho, considerado o maior da pandemia até então. No boletim de ontem, havia 10.044 confirmados com a doença; 8.762 recuperados; 1.163 ativos; 714 suspeitos; e 119 mortes. 30.397 casos foram descartados.

A secretaria orientou a população a redobrar os cuidados de higiene e cumprimento das regras sanitárias em vigor, em virtude do aumento no número de casos da doença. O secretário Acélio Casagrande afirmou que o município está realizando testes e buscando descobrir as pessoas que estão com o vírus de forma ativa. “Nós vamos continuar com estratégias de isolamento e testagem”, destacou.

Sobre restrições, Casagrande afirmou que se a Matriz de Risco divulgada pelo Governo de Santa Catarina mudar na próxima quarta-feira, dia 25, a região carbonífera poderá adotar restrições, porém todas já estão em decretos do Estado.

30 mil casos em sete dias

Os números da Covid-19 na região carbonífera refletem o que ocorre no estado inteiro. Nos último sete dias, 30.262 pessoas foram infectadas com a doença, 21.623 estão curadas do coronavírus e 153 mortes foram registradas, ou seja, em média 21 óbitos por dia foram contabilizados em virtude do novo vírus na última semana. Os dados são dos dias 15 a 22 de novembro.

O fato positivo dos dados, é que a taxa de letalidade do coronavírus nos catarinenses é baixa: 1,06%.

Prefeitura reúne entidades

Com o alerta acesso por conta da alto número de contágio na região, uma série de encontros com representantes de diversos segmentos da sociedade será realizada a partir desta terça-feira (24) para relembrar e reforçar a necessidade de cumprir as regras sanitárias, como uso de máscara e evitar aglomerações. As reuniões foram convocadas pela Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria de Saúde. A Vigilância Sanitária irá repassar as informações atualizadas e externar as penas previstas para o descumprimento.

De acordo com a agenda, os encontros iniciam às 8h com representantes de academias; 9h bares e restaurantes; 10h lojas de conveniências; 11h entidades religiosas; 15h Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação Empresarial de Criciúma (ACIC) e 16h com supermercadistas. “Temos que nos conscientizar que depende de nós evitar a disseminação da doença. As regras existem e devem ser cumpridas. São vidas que estão em jogo”, enfatizou o secretário de Saúde, Acélio Casagrande.

Oito estabelecimentos notificados

As fiscalizações, segundo Casagrande, continuam sendo feitas e serão ampliadas. No fim de semana, foram vistoriados aproximadamente 15 locais, entre restaurantes, pubs e igrejas. O resultado foi oito notificações. A maioria das notificações é por limite excedente de pessoas em mesas, falta de distanciamento e aglomeração de pessoas, além de reincidência. “Tivemos um fim de semana bastante movimentado e isso nos preocupa. Tivemos cerca de oito estabelecimentos notificados, foram lavrados alguns termos circunstanciados para pessoas por infringir as regras de combate à pandemia”, declarou o chefe da seção de planejamento do 9º Batalhão da PM, major Rafael Mateus.

Durante as vistorias é analisado o cumprimento das regras sanitárias para a pandemia, além da parte estrutural de cada ambiente. Assim que o estabelecimento é notificado por Auto de Infração Sanitária, ele tem 15 dias para defesa. Após isso é feito um Processo Administrativo Sanitário, pelo setor jurídico do Município, que realiza o julgamento e aplica ou não a penalidade, podendo ser uma multa ou até mesmo a cassação de alvará. “Se for preciso vamos interditar locais, mas sempre começamos com uma notificação inicial”, disse o major.