Coluna Anderson de Jesus – 01/05/2020

48

Patriotas definidos

O Patriotas, que em Içara recebeu a ala bolsonarista do PSL, já definiu o seu nome para disputar o Governo de Içara. A opção é por Marcos Viscardi. O nome deve ser confirmado nos próximos dias. A ordem no partido é aguardar mais algumas semanas. “Por questão de segurança sanitária”, explica Viscardi. O partido tem conversado com outras siglas. “Mas não abrimos mão da majoritária. Vamos apresentar uma alternativa para a cidade de Içara. Temos trabalhado muito para isso”, comenta. O partido também vai ter os 23 candidatos a vereador no município e espera garantir presença no legislativo no próximo ano.

A alternativa

Viscardi não confirma, mas o PSD pode ser o parceiro de primeira hora do partido. Desde a vitória de Arnaldinho na convenção do MDB, o grupo de Alex Michels sabe que será quase impossível demover o MDB da intenção de estar na cabeça de chapa. Os líderes do 55, aliás, já trabalham com a possibilidade de anunciar a chapa alternativa na primeira quinzena de maio.  Querem viabilizar a proposta de uma via diferente para quem não quer votar nem 11, nem 15.

Apoio total

De maneira histórica, a Assembleia Legislativa criou com assinatura de todos os 40 deputados, inclusive o da líder do governo, a CPI dos respiradores. Assembleia também solicitou o afastamento imediata do secretário Helton de Souza Zeferino. Avaliação é de que há boi na linha. “Houve fraude administrativa”, afirma o deputado Marcos Vieira.

Impeachment

Agora o deputado Maurício Skudlarck quer ir além. Vai propor um processo de impeachment do governador Carlos Moisés. É muito cedo para dizer se o processo vai prosperar. Tem ritos a seguir e tem que ter 27 dos 40 votos da casa. Mas essa sequência de evento desgastantes enfrentados pelo governador mostram que Carlos Moisés está sim completamente perdido. Não tem pulso, não tem liderança e não está sabendo conduzir o processo. Ao tentar explicar a tal compra de respiradores foi vago e se complicou ainda mais. Nesse ritmo terá um ano terrível. É o risco de se escolher alguém com experiência zero para comandar o executivo.

Sinceridade

“Não sei quando será o pico. Eu não sei e ninguém sabe”. Resposta extremamente honesta do Ministro Nelson Teich ao senador Jorginho Mello que questionou quando seria o pico da pandemia no Brasil.

Vai ter protesto

Motoristas e cobradores se reuniram ontem para definir ações que serão adotadas para reagir a decisão do governador Carlos Moisés de manter a suspensão do transporte coletivo. “O coronavírus já bateu foi na geladeira dos motoristas e cobradores. No transporte interestadual 90% dos profissionais já foram demitidos e as demissões vão atingir também o transporte intermunicipal e o municipal. A categoria nem sabe quando e quanto vai receber. Vamos para o enfrentamento”, afirma Clésio Fernandes, o Buba, presidente do Sindicato dos Motoristas de Criciúma.

Educação

Câmara de vereadores de Criciúma discutiu ontem com representantes das instituições de Ensino Superior as ações para garantir a conclusão do ano letivo. Legislativo também deve encaminhar pedido para os governos do Estado e Federal para reforçar os programas de auxílio aos estudantes que enfrentam dificuldades financeiras por conta da Pandemia.

Adiada

Festa da Gastronomia de Nova Veneza está adiada. Secretária Suzan Brogni disse na Massa FM que a decisão foi tomada ontem depois de reunião entre prefeito e organizadores. “Sem condições de realizar o evento por conta da pandemia, estamos buscando uma alternativa e a festa pode ser realizada mais para o fim do ano”.

Subiu

Taxa de desemprego subiu. Foram 2 milhões e 300 mil desempregos a mais no mês de março. Dados foram divulgados ontem pelo IBGE.