Nova denúncia

Presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina foi alvo de mais uma denúncia da Operação Alcatraz. Os crimes agora são de corrupção, peculato e fraude em licitação. Em determinado trecho, a denúncia afirma que a organização investigada pela operação Alcatraz pediam propina de até 86% em alguns contratos. Em nota encaminhada à imprensa, o advogado de Júlio Garcia falou em queima de reputação. “A Operação Alcatraz, com a denúncia do deputado Júlio Garcia, protagoniza mais um exemplo, no farto rol catarinense, de queima de reputações. Não bastassem os insucessos em diversas operações passadas, ao envolverem inocentes, as quais serviram apenas para manchar a honra e a dignidade de destacados concidadãos, agora temos esta, pautada na meia verdade, que é o modo de arruinar biografias, disseminando a suspeita, mesmo que não se confirme, ao final, a versão acusadora, sabido que depois da afirmação de uma inverdade, toda a verdade vira uma dúvida”, escreveu. A nota extensa segue criticando a denúncia feita. “Despesas particulares, pagas por familiar, em ressarcimento de dívida pretérita, são expostas como sendo decorrência de algum ilícito. Bens de terceiros são apontados como bens próprios, em nome alheio. A aquisição conjunta de uma pequena embarcação, com 5 donos, é tratada como se traduzisse exposição de riqueza. O que temos, portanto, é a caricatura de mais uma queima de reputação, pessoal e política”

Alternativa

O Tribunal de Contas da União exigiu que a previdência apresente até a próxima segunda-feira um plano alternativo de atendimento à distância. Boa parte dos médicos peritos seguem fora das atividades alegando risco de contaminação da Covid-19.

Ampliando

Por falar em INSS, foi publicada uma portaria que aumenta o percentual de comprometimento dos salários dos aposentados com o empréstimo consignado. Aumentou para 40%. Os bancos, claro, ficaram felizes da vida. O consignado é um grande filão. Nem bem o sujeito se aposentada já começa a receber oferta de tudo o que é canto.

Neste domingo

A eleição deste ano, se tudo estivesse dentro da normalidade, ocorreria neste domingo. Era a data prevista. Aliás, está lá na Constituição que toda eleição deve ocorrer em seu primeiro turno no primeiro domingo de outubro. Só mudou porque o novo coronavírus chegou com força. Mudou tanto que boa parte da população parece ainda nem saber ao certo que vamos ter sim a escolha de prefeitos e vereadores em 40 dias. Na maioria absoluta das cidades a campanha segue morna, silenciosa demais. Claro que parte da culpa é sim da pandemia. Afinal de contas, não é possível fazer grandes eventos, mas também há uma parcela de culpa dos candidatos. A falta de boas estratégias, de propostas plausíveis, palpáveis, o excesso de mais do mesmo tem afastado cada vez mais o cidadão do debate. Talvez, com a chegada do horário eleitoral, a partir do dia 9, o clima mude, a militância se movimente e o futuro das cidades venha para a pauta. Por mais que as pessoas insistam em rechaçar a política, ele segue sendo fundamental. Não há transformação sem ela.

Debate

Líder absoluta de audiência em Içara, a Massa FM vai atender aos pedidos feitos pelos eleitores da cidade que querem ouvir na emissora o debate com os candidatos à prefeitura. A data para o encontro será confirmada na próxima semana. “A cidade de Içara quer a Massa fazendo este debate. O apelo foi muito forte e por isso reavaliamos a nossa cobertura. Vamos oportunizar um debate saudável a todos os candidatos “, explica Carolina Guidi, diretor da Massa FM.

Rápido e discreto

Governador Carlos Moisés cumpriu agenda na sexta-feira no Sul do Estado. Chegou rápido e saiu voando. A passagem discreta foi por Cocal do Sul, onde ele aproveitou para sinalizar a retomada das obras de pavimentação da SC-442. Esteve no evento praticamente sem autoridades e com quem conversou procurou falar apenas da rodovia e de nada mais. Moisés está em situação desconfortável por conta dos processos de impeachment e agravados pela operação da Polícia Federal nesta semana.

Distribuindo

PP de Içara, que encabeça a coligação de Dalvânia Cardoso, deve reforçar neste fim de semana o trabalho de divulgação. Material de campanha já está pronto e começa a ser distribuído. Quem atua na linha de frente não esconde a empolgação com a campanha. Avaliação é de que aceitação ao projeto e a chapa está acima do esperado.