Vampiro no cargo e com anúncio para Criciúma

Deputado Luiz Fernando Cardoso assumiu na sexta-feira o comando da Secretaria de Estado da Educação. Segundo o governador Carlos Moisés, Vampiro chega com a missão de melhorar a infraestrutura das escolas do Estado. “Nossa meta é ser exemplo para o Brasil e reforçar ainda mais a infraestrutura e qualificação dos professores”, ressaltou o governador. Durante a posse, o novo secretário já fez o primeiro anúncio e a inovação vai impactar diretamente a rotina escolar em Criciúma. Ele sinalizou que vai transformar o Colégio Joaquim Ramos, no bairro Comerciário, na primeira Escola Cívico Militar de Criciúma e também da Amrec. Na unidade irão atuar profissionais militares do Ministério da Defesa e o estado vai custear os investimentos em uniforme e estrutura necessários para viabilizar o projeto”.

Sem mudanças

A possível reversão nas mudanças efetivadas no trânsito de Içara durante o ano passado foi a pauta de uma reunião realizada nesta quinta-feira. O encontro proposto pelo vereador Jairo Manoel da Silveira reuniu representantes de diversas entidades. No encontro eles definiram por unanimidade que o trânsito deve permanecer como está até que um estudo seja realizado. “Tem que ser feito um estudo antes, porque mudar sem avaliar isso é achismo e não se pode tratar com achismo algo que vai impactar a vida da população”, defende o vereador. Claro que essa é uma decisão que cabe ao governo. De todo modo, as lideranças saíram do encontro com a convicção que o apelo será ouvido.

Vacinômetro

Secretaria de Saúde de Içara criou uma ferramenta chamada vacinômetro. Segundo o secretário Sandro Ressler, objetivo é permitir que a população possa acompanhar com total transparência o trabalho de imunização contra a Covid-19. Até o momento, mais de 584 pessoas já foram imunizadas na cidade. O secretário acredita que ainda este mês o município deve receber novas doses. “Trabalhamos neste sentido, mas claro que dependemos do Governo Federal que é quem está comprando e distribuindo estas doses”. Durante a entrevista à Massa FM, o secretário também falou da retomada dos atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde e dos mutirões limpa fila. “O último mutirão foi para oftalmologia e todos até aqui funcionando muito bem. Também funcionando muito bem a volta do atendimento nas unidades com agendamento e total segurança para os pacientes”, ressalta.

Suspensa

Prisão preventiva do deputado Júlio Garcia foi revogada na noite de quinta-feira. Mas para acessar o benefício ele precisará cumprir algumas regras, dentre elas, o uso de tornozeleira eletrônica. O deputado segue, no entanto, com o mandato eletivo suspenso.

Inovação Social

Abadeus deve inaugurar ainda neste primeiro semestre de 2021 o seu centro de Inovação Social. Segundo Shirley Monteiro, presidente da entidade, a estrutura vai permitir a capacitação de profissionais para a inclusão em um mercado de trabalho mais competitivo em função das novas tecnologias. Em paralelo a isso a entidade também prepara a volta às atividades presenciais.

Ajustando

Município de Nova Veneza está fazendo os últimos ajustes para a retomada das atividades presenciais. Segundo o secretário Heriton Sandrini, as aulas já foram retomadas nas creches e no dia 18 todos os estudantes voltam para as salas de aula. Em entrevista à Massa FM, ele lembrou que todos os protocolos serão adotados para garantir segurança para os estudantes e profissionais da Educação.

Recuperação

O Tribunal de Justiça determinou, por unanimidade, na tarde de quinta-feira, 4, sequência no processo de recuperação judicial da Carbonífera Criciúma. O julgamento foi contra a decisão da juíza Eliza Strapazzon, da comarca de Criciúma, que havia decretado falência. Durante o julgamento um grupo de ex-trabalhadores protestou em frente ao Tribunal de Justiça. Eles queriam que a falência fossem confirmada, porque entendem que seria a maneira mais rápida de receberem rescisões e direitos trabalhistas.

Vacinas

Reunião nesta sexta-feira com representantes russos e indianos tratou do interesse do Ministério da Saúde para comprar das vacinas Sputnik e Covaxin. Enquanto as novas vacinas não ficam disponíveis, Fiocruz e Butantan seguem trabalhando para produzir novas doses da Astrazenca Oxford e da Coronavac. Na quinta, a Fecam assinou um protocolo de intenções para compra da vacina russa. A verdade é que a movimentação da Fecam é mais para fazer barulho. Na prática é preciso aguardar a liberação da vacina pela Anvisa e quando isso ocorrer a compra vai ser feita mesmo é pelo Ministério da saúde.

Auxílio

Governo Federal está discutindo em parceria com o Congresso a possibilidade de retomar o pagamento do auxílio emergencial. O grande entrave é definir de onde virá a receita para reativar o auxílio. Com o fim do benefício, o setor supermercadista já registra queda nas vendas. Economistas afirmam que fim do auxílio vai dificultar ainda mais a retomada da economia.