Obras do novo paço municipal de Içara avançam e próxima etapa será a reforma da estrutura antiga

Içara

A sexta-feira (11) foi de mudança na Prefeitura de Içara. Com as obras do novo paço avançando, os serviços que estavam sendo feitos no prédio antigo foram levados para o bloco Sul, que já está 100% concluído. A partir de segunda-feira, o atendimento ao público dos setores de administração e arrecadação já será no novo local. A equipe de reportagem do Jornal Gazeta vem acompanhado a obra desde o mês de julho de 2019, quando foi dado o início e tem a missão de continuar acompanhando até o mês de novembro, quando está prevista a conclusão e inauguração da obra, que terá o bloco Sul, o bloco Norte e o Central.

Como estamos em período eleitoral, o prefeito Murialdo Canto Gastaldon não pode repassar informações sobre a obra, mas buscamos as informações com o engenheiro Thomaz Reis Mello Filho, o Zinho, um dos responsáveis pela obra e sócio proprietário da empresa Fecel, vencedora da licitação. Zinho explicou que o bloco Sul está concluído. “É para onde está sendo feita a mudança”, destacou. Ele disse que no bloco Norte os trabalhos estão bem adiantado. “Na segunda-feira, já vamos começar a reforma da antiga estrutura. A previsão de conclusão é para o mês de novembro”, informa o engenheiro.

A obra está orçada em R$ 11 milhões e começou no mês de julho de 2019. “Estamos seguindo o cronograma e vamos entregar dentro do prazo”, garante o engenheiro. Zinho pontua que o novo Paço Municipal terá 5.500 metros quadrados de obra e contará com um amplo auditório. Todas as secretarias, que atualmente funcionam em 11 locais alugados no município se mudarão para o novo espaço. Somente com a economia de aluguéis serão na faixa de R$ 100 mil mensais.

As obras do Paço Municipal ainda foram desenvolvidas pensando no meio ambiente e no futuro. Quando concluída, terá um sistema de captação de água da chuva, que servirá para molhar os jardins e para outros serviços. Também terá um sistema de energia solar, para buscar uma maior economia. A segunda torre deverá ser entregue em novembro. Ao todo, serão três prédios interligados.

Flexibilização

Com o começo dos atendimentos no novo bloco a partir desta segunda-feira (14), alguns serviços que estavam sendo realizados somente de forma remota passarão a ser presencial, em pelo menos 30%. Os trabalhadores continuarão fazendo rodízio para manter o distanciamento social. Vale lembrar que a região carbonífera que estava no mapa de risco de Santa Catarina como gravíssimo teve uma melhora nos índices com relação a pandemia da Covid-19 e passou para o grave, possibilitando a volta de alguns serviços.