Obras afetam o trânsito do Centro

120

Duas das principais ruas de Içara estão em obras, ocasionando transtorno aos motoristas

As ruas do centro de Içara e bairros arredores estão passando por revitalização. Neste período de obras, os motoristas precisam buscar alternativas para seus destinos. Na Rua Marcos Rovaris, as obras estão mais intensas no trecho entre a rua Procópio Lima e rua Ipiranga. Neste ponto, a rua está interditada. Já na rua Procópio Lima, o trecho em obras segue desde o cruzamento com a Marcos Rovaris até a SC-445. Ao todo serão investidos cerca de R$ 15 milhões nas obras de pavimentações.

O secretário de Planejamento Arnaldo Lodetti explica que na Marcos Rovaris serão retiradas todas as árvores. “Elas não são árvores nativas”, pontua Lodetti. Um dos motivos das retiradas das árvores é pelo fato de as raízes estarem afetando o sistema de drenagem das casas e também rachando as calçadas. Também os canteiros foram destruídos e todo o do petit-pavé será retirado. Será colocada capa asfáltica em todo o trecho que vai desde a rua Procópio Lima até a rua Sete de Setembro. “Após o término das obras, o trânsito na Marcos Rovaris será invertido”, explica o secretário.

Na Procópio Lima, a drenagem está pronta. O próximo passo será a substituição da capa asfáltica e das bocas de lobo. Serão efetuadas ainda a recomposição dos passeios e da faixa de grama. Lodetti aponta que foi feita a correção na tubulação com a colocação de mais um tubo de 1,20, ficando três no total e mais os dois auxiliares. “Não tenho mais receio de que a Procópio Lima venha a encher. Também acertamos a inclinação da rua, tirando as duas bacias, onde as águas ficavam acumuladas”.

O secretário relaciona as ruas que ainda passarão por obras. Será pavimentado mais um trecho da rua Sete de Setembro, desde a rua Getúlio Vargas até a área industrial, na esquina onde está instalada a empresa Usipe. “Serão realizadas obras também nos bairros próximos do Centro e no bairro Presidente Vargas. Ao todo os investimentos chegarão próximos dos R$ 12 milhões.

Vistoria nas obras

As obras nas ruas Coronel Marcos Rovaris, Henrique Lage e Procópio Lima, que fazem parte do projeto de revitalização da área central de Içara, foram vistoriadas pelos vereadores membros da Comissão de Serviços Públicos da Câmara Municipal nesta semana. “As obras na Marcos Rovaris e Henrique Lage estão em ritmos normais, sendo executados serviços de drenagem e em alguns pontos a troca da rede de distribuição de água. Já a Procópio Lima está sendo aberta a licitação para o próximo trecho, com isso dando continuidade à obra”, explicou o vereador Marcio Toretti.

Para o vereador Pedro Mazzuchetti as obras além de mudar o aspecto da área central, também contribuirão com o fim dos alagamentos em algumas ruas, quando ocorrem fortes chuvas. “Alguns locais ficavam alagados, principalmente próximos à linha férrea, com o novo sistema de drenagem não haverá mais esse tipo de problema. E o visual da parte central ficará mais moderno”, comentou Mazzuchetti. “Obras sempre geram algum tipo de transtorno. Está no início dos trabalhos, esperamos que a cidade fique ainda mais bonita”, frisou a vereadora Silvia Mendes.