Máscara da polêmica

O principal assunto da sessão de ontem na Câmara de Criciúma acabou sendo o decreto publicado pelo prefeito Clésio Salvaro que tornou facultativo o uso de máscaras em locais abertos da cidade como ruas, praças e parques. Para o vereador Pastor Jair Alexandre, a ação do prefeito foi acertada e corajosa. Para a vereadora Giovana Mondardo (foto), a medida é arriscada e não leva em consideração a ciência. Mais cedo o prefeito já havia reagido as críticas. Ele fez um vídeo publicado nas redes sociais criticando o requerimento feito pela vereadora do PCdoB questionando quem fiscalizaria o fato. No vídeo, o prefeito aparece mostrando uma carteira de trabalho e dizendo que essa era a maneira mais “eficaz” de afastar a “Esquerda vadia”. Fez referência direta a vereadora Giovana Mondardo, alegando que “a comunista é sustentada pelo povo e não gosta de trabalhar”. Na sessão, a parlamentar se limitou a dizer que o prefeito precisa parar de usar as redes sociais para agradar uma parcela da população.

Falando das máscaras

Voltando às máscaras, é preciso reconhecer que o decreto do prefeito muda muito pouco ou quase nada. Boa parte da população, antes mesmo de ser vacinada, já caminhava pelas ruas sem a máscara, já ia nos parques sem as máscaras e só usava o equipamento mesmo onde era estritamente necessário. Os cuidados precisam ser mantidos, mas liberar o uso da máscara nos parques para quem já está vacinado “é possível e dentro da orientação dos profissionais de saúde”, reforça o secretário Acélio Casagarande.

Farmácia Pet

Márcio Darós não está mais no legislativo, mas antes de deixar a casa ele apresentou um requerimento, aprovado ontem, que questiona o poder público municipal sobre a possibilidade de criar uma farmácia Popular PET. Ela funcionaria nos mesmos moldes da Farmácia Popular já consolidada em Criciúma. O diferencial seria a arrecadação e a doação de medicamentos destinados aos animais de estimação. Intenção do projeto é beneficiar uma camada importante da população que tem animal de estimação, mas não tem condições de comprar produtos veterinários para tratar as enfermidades dos bichinhos de estimação.

Gasolina

Mais uma vez o brasileiro vai sentir no bolso o peso dos combustíveis. A Petrobras anunciou ontem mais 7% na gasolina e outros 9% no Diesel. Esse último acaba impactando em toda a cadeia produtiva. A gasolina que já estava a mais de 6 reais na região vai se aproximar dos R$ 6,40. Claro que muita gente vai dizer que a gasolina em comparação a outros países não está cada, que proporcionalmente ela já esteve mais cara em outros tempos. Até pode ser, mas a verdade é que o brasileiro está com cada vez menos dinheiro. O combustível tem pesado muito no bolso, na hora de encher o tanque é preciso deixar meio rim.

Ajustando

PDT de Içara realiza no dia 18 de novembro a montagem oficial do primeiro diretório da legenda. Informação é do presidente da executiva provisória, ex-vereador Rodrigues Mendes, o Sapinho. Segundo ele, tem dois nomes que estão se preparando para a disputa. Um deles é o do ex-vereador Marcio Dalmolin. O outro nome no páreo é o do empresário Joelson Cardoso, o Cardeal. O PDT já tem o nome de Karol Callegari como pré-candidata a Câmara dos deputados e vai trabalhar, claro, pela reeleição de Rodrigo Minotto para a Alesc.

Ricken na presidência

O PDT de Forquilhinha promoveu no domingo (24) um grande encontro com filiados e simpatizantes. Participaram o vice-prefeito Valcir Antonio Matis, o Chile, os vereadores Marcos Macedo Rocha, Valdeci Figueiredo e Larissa Rocha Elias, os ex-prefeitos Vanderlei Ricken e Dimas Kammer, além do deputado estadual Rodrigo Minotto, vice-presidente estadual do partido. De volta a administração municipal depois de 20 anos, o PDT comemora o bom momento vivido politicamente e projeta crescimento visando a eleição de 2022. Durante o encontro que reuniu cerca de 100 lideranças, o ex-prefeito Vanderlei Ricken assumiu a presidência do PDT municipal.