A Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) realiza nesta quinta-feira, em parceria com a prefeitura de Criciúma, o Seminário de Integração da Agricultura dos Munícipios da Amrec. O evento ocorrerá no período da tarde, das 14 até às 18 horas, no Salão Ouro Negro, do Paço Municipal Marcos Rovaris, de Criciúma.

O encontro deve reunir prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários ligados às áreas de finanças e agricultura dos municípios, além de servidores da Epagri, Cidasc, além de representantes de sindicatos rurais.

O evento, segundo o secretário executivo da Amrec, Acélio Casagrande, servirá para discutir e integrar a agricultura da região. “Queremos mostrar a importância da agricultura para a economia regional, destacando os dados e ações que vêm sendo feitas. Vamos discutir as questões fiscais, tributárias, trabalhistas e sanitárias para encaminharmos proposições para resolver o que há de entreves para o desenvolvimento”, afirma.

No início desta semana, o secretário executivo da Amrec e a presidente do Colegiado de Agricultura e diretora da Gerência de Agricultura e Agronegócio de Criciúma, Maristela Oenning Borgert Bresciani; o médico veterinário da prefeitura de Criciúma, Guilherme Costa de Oliveira e Silva; e o articulador institucional do Ciasamrec, Sergio Giongo, se reuniram para organizar os últimos detalhes do evento.

A programação prevê palestras do agente da Receita Federal Rudimar Mariano; do gerente regional da Secretaria de Estado da Fazenda, Robson Vitor Gotuzzo; além da diretora técnica administrativa do Consórcio Intermunicipal de Atenção à Sanidade Agropecuária da Região Carbonífera de Santa Catarina (Ciasamrec), Mariah de Freitas Marques; e do coordenador do movimento econômico da Amrec, Ailson Piva.

Na pauta, estarão assuntos como e-Social, Imposto de Renda de agricultores, nota fiscal de produtor rural, entre outros. A mediação será feita por Acélio Casagrande e Maristela Bresciani.