Trabalhos no município seguem intensificados nos dois centros de triagem

Içara

Içara registra no atual momento mais de 50 profissionais da área da saúde afastados por conta da Covid-19. Em meio à crise epidemiológica, os trabalhadores que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus, mesmo utilizando todos os equipamentos necessários de proteção, acabaram sendo afastados, com a confirmação ou suspeita da doença. A equipe da Secretaria de Saúde conta com 360 profissionais, que atendem na atenção básica e também nos serviços de especialidades.

De acordo com a secretária de Saúde, Jaqueline dos Santos, novos profissionais foram contratados, mas mesmo assim, o sistema fica comprometido. “As consultas estão sendo agendadas com espaçamento de horários, para evitar aglomerações e devido a paramentação e higienização dos profissionais nos intervalos entre um paciente e outro”, completou.

Os atendimentos específicos para coronavírus continuam no município. “Estes profissionais merecem todo o nosso respeito, pois estão doando mais que o seu tempo, estão doando também a própria saúde, para que possamos vencer esse vírus”, reforçou o prefeito Murialdo Canto Gastaldon.

No Centro de Triagem localizado em anexo ao Hospital São Donato, o atendimento acontece de segunda a sexta-feira das 8h às 20h. Já no Centro de Triagem localizado no bairro Jardim Elizabete, o horário de funcionamento é das 7h às 19h. Nos fins de semana, os atendimentos são exclusivamente realizados no Hospital São Donato.

Balneário Rincão

Também em Balneário Rincão, a Secretaria de Saúde tem sofrido com a contaminação dos profissionais que trabalham nas unidades de saúde. Segundo o secretário Rogério Cardoso, o afastamento destes profissionais afeta um pouco o atendimento, mas que a secretaria tem feito um esforço para que os pacientes sejam atendidos. O secretário irá conversar com o prefeito Jairo Celoy Custódio sobre a possibilidade da contratação de novos profissionais para reposição, mesmo em período eleitoral, mas de forma emergencial.

O secretário informa que dos cinco funcionários afastados, dois estão em tratamento hospitalar, com um ficando na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).