Projeto de acolhimento de crianças em vulnerabilidade social necessita de mais parceiros

Içara

A prefeita de Içara, Dalvânia Cardoso, vai enviar à Câmara de Vereadores na próxima semana uma alteração na lei que dispõe sobre o serviço de acolhimento em família acolhedora do município de Içara. A iniciativa da prefeitura busca reajustar o valor recebido pelas famílias que fazem parte do projeto, além de capitanear novas famílias parceiras. O programa retira por um tempo indeterminado crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social dos seus laços familiares e os abrigam em casas de famílias acolhedoras até que os problemas enfrentados se resolvam.

O projeto foi pensado e elaborado pela procuradoria do município, por meio da advogada Vânia Silveira Zeilamnn, e pela Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, pelo secretário Eduardo Michels Zata e pelo psicólogo Luís Claiton Ehlers, que coordena o projeto das famílias acolhedoras.

As decisões de acolhimento são tomadas após o recebimento de denúncias de maus tratos, assédios, abusos e demais situações contra crianças, adolescentes e jovens. “Estamos encaminhando à Câmara de Vereadores, depois de um estudo técnico, um projeto para alteração dos valores repassados na busca de novas famílias acolhedoras para continuar com este serviço em nossa cidade, sem precisar de um abrigo institucional”, disse Dalvania.

Até o momento, cada família recebe um salário mínimo por criança abrigada, depois da aprovação do projeto o valor passaria para um salário mínimo e meio para crianças de até 11 anos, valor proporcional ao número de dias da permanência da criança, sendo feito o repasse de forma mensal.

Já no acolhimento de adolescentes acima de 12 anos de idade, jovens com até 21 anos completos, além de crianças, adolescentes e jovens com comorbidades atestadas por médico da rede, a família acolhedora passaria a receber dois salários mínimos mensais, proporcional ao número de dias da permanência na casa.

Interessados em fazer parte do projeto podem entrar em contato com a Secretaria de Assistência Social e obter mais informações. A Secretaria está localizada dentro do Paço Municipal Ângelo Lodetti, com atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h. Informações ainda pelo telefone: 48 3431-3500.