Local nasceu da união do gosto pela arte com o desejo de empreender

Içara

Arte, café e cerveja em um só lugar. Essa é a proposta do novo espaço recentemente inaugurado em Içara, o Marietta Arte e Café. O empreendimento, localizado no bairro Primeiro de Maio, próximo à Prefeitura, nasceu da união do gosto pela arte com o desejo de empreender do psicólogo e analista de artes Sérgio Leonardo Gobbi, e de sua companheira, a cantora Marina Bitencourt Pagani. O nome é inspirado na pintora italiana Marietta Robusti.

“Sempre trabalhei por conta própria e com administração de comidas e bebidas, trazendo na bagagem aprendizados sobre como gerenciar empreendimentos. A Marietta é a junção de coisas que são nossas paixões: café e cerveja, aliados à arte”, explicou Marina.

O espaço, aberto para artistas exporem seus trabalhos, também abriga peças de antiquário, tendo como decorações esculturas de Julien Caussé, Ferdinando Vichi e da Companhia das Índias Ocidentais. Todas estão à venda. “Eu sempre quis trabalhar com arte. O antiquário é composto por peças que já tinha em casa, e outras que foram adquiridas ao longo do tempo. Sem contar que, fora a universidade, não temos um local onde os artistas possam expor seus trabalhos na região”, explicou Gobbi. “Desejo que os artistas realmente possam ser incentivados a expor seus trabalhos e que se apropriem do espaço Marietta, pois arte é para ser vivenciada, e, afinal, café também é arte”, frisou.

O café servido no espaço, bourboun amarelo, é distribuído pela marca Ana Terra. Já o cardápio de comidas, doces e salgadas, foi inspirado nos anos 70, sendo que o casal adaptou os pratos da época à realidade atual.  “Para chegarmos ao nosso cardápio, pesquisamos inspirações de receitas na enciclopédia “Bom apetite”, vendo alguns cardápios e adaptando ao da Marietta. Nossas tortas são individuais, de 270 gramas e muito bem recheadas, porque a arte tem de estar ali também. As xícaras recheadas de Ferrero Rocher, por exemplo, também são um trabalho de arte.  O Beirute também está entre as opções, sendo que é um sanduíche que não existe em Beirute, na capital do Líbano, nasceu aqui no Brasil e foi implantado pelos originais”, explicaram os empreendedores.

A decoração e mobília é inspirada nos cafés franceses. As peças do antiquário e diversas plantas dão leveza e encantam os visitantes. “Queremos estimular cultura, beleza e estética. Em um ambiente inóspito e seco, não se consegue comer bem. Queremos proporcionar aos nossos clientes um ambiente agradável para degustação das refeições”, pontuou.