Alesc homenageia Campanha da Fraternidade e Regional Sul 4

A Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), realizou ontem uma Sessão Especial em homenagem à Campanha da Fraternidade 2020 e ao jubileu de 50 anos de instalação do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A Sessão foi realizada no plenário deputado Osni Régis, na sede do legislativo catarinense, em Florianópolis (SC).

Por proposição do deputado estadual padre Pedro Baldissera, tradicionalmente esta metodologia de Sessão Especial acontece todos os anos, trazendo para a casa legislativa discussões referentes à temática da Campanha da Fraternidade promovida pela CNBB em todo o país. Em 2020 de modo especial, além da homenagem à Campanha da Fraternidade, o deputado também propôs a recordação do cinquentenário da instalação da expressão regional da CNBB em Santa Catarina.

Campanha da Fraternidade 2020

A Campanha da Fraternidade é o modo com o qual a Igreja no Brasil vivencia a Quaresma. Há mais de cinco décadas, ela anuncia a importância de não se separar conversão e serviço à sociedade e ao planeta. Em 2020, a Campanha convida, por meio de seu texto-base, a olhar de modo mais atento e detalhado para a vida. Com o tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34), busca conscientizar, à luz da palavra de Deus, para o sentido da vida como dom e compromisso, que se traduz em relações de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, casa comum.

CNBB Sul 4 50 Anos

Criada em 2 de janeiro de 1970, a CNBB Regional Sul 4 é uma representação da CNBB em Santa Catarina. É composta por bispos das dez dioceses catarinenses — Chapecó, Joaçaba, Caçador, Rio do Sul, Blumenau, Joinville, Lages, Criciúma, Tubarão e a Arquidiocese de Florianópolis. Diversas Pastorais, Organismos e Movimentos estão integradas ao Regional.

O Regional Sul 4 é responsável pela organização e motivação dos trabalhos pastorais da Igreja em solo catarinense. Sendo um espaço de colegialidade e sinodalidade, a instituição atua em diversos âmbitos eclesiais e sociais.