Coluna gastronomia PV Show – 24/04/2020

164

Rango raiz também pode impressionar

Chef PV Show ensina uma forma diferente de apresentar o Bife a Cavalo, um prato bruto e sistemático

 Todo bom brasileiro já experimentou um bom bife a cavalo. O prato é composto por um bife coberto com um ovo, de preferência bem suculento. Dizem que sua origem é europeia. Na França é conhecido como bifteck à cheval ou œuf à cheval (ovo a cavalo). E de fato, o ovo por cima parece uma sela de montaria. Na Argentina é conhecido como bife a caballo e na Colômbia como bistec a caballo.

Embora simples, o Bife a Cavalo precisa de alguns cuidados. O bife precisa ser um pouco mais alto, para a carne poder ficar ao ponto, com muita suculência e sabor. E o ovo, com certeza, tem que ficar mole. Ao cortá-lo teremos um abraço de sabor em todo o prato. Se você está pensando em acompanhamentos, eu te indico arroz e fritas.

Bife (mal passado) a cavalo do Chef PV Show.

Ingredientes: 1 bife alto de contra filé, manteiga, azeite extra virgem, sal, pimenta do reino, ovo e alecrim.

Modo de preparo: Tempere o bife com sal e pimenta do reino a gosto. Com a panela bem quente, adicione azeite e em seguida, o bife. Caramelize a carne de todos os lados. Para finalizar, entre com manteiga na panela e as ervas. Besunte o bife com a manteiga aromatizada, até chegar no ponto que deseja.

Em outra frigideira, adicione azeite e manteiga e posteriormente o ovo. Espere a clara firmar e finalize a preparação. Você pode escolher se quer a gema mole ou dura.

Após o bife descansar por 5 minutos (tempo em que você frita o ovo) fatie em bifes menores e disponha no prato. Finalize com o ovo. Nessa hora, vale mais um salsinho e mais uma pimentinha tanto no ovo quanto no bife. Você ainda pode decorar o prato com os aromáticos que usou para besuntar o bife.

Essa é uma maneira diferente de apresentar um prato do dia-a-dia. O vídeo completo com a receita você encontra no Youtube, no Canal Cozinha com Almôndega.

Você sabia que ovo também tem ponto?

É isso mesmo. A apresentação do ovo é determinada pela gema. Se ela está mole, o ovo está mal passado. Se ela está dura, ele está bem passado. Outra curiosidade é que a gema libera enxofre, se ficar exposta por muito tempo a altas temperaturas. Por isso, vale dizer que se o ovo passar demais, ele pode apresentar cheiro ruim a mesa. Opte sempre por ingredientes frescos.