Vai ter reforma

Prefeito de Içara deve começar nos próximos dias a última reforma de secretariado do seu governo. Será uma reforma forçada, é verdade. A culpa é da legislação eleitoral. Quem ocupa cargo comissionado e quer ser candidato tem que deixar a função. Pelo menos três nomes são certos. Valdelir Darolt pode disputar a condição de prefeito, se não emplacar no PSD será candidato a reeleição na Câmara. Com isso, ele deixa a Secretaria de Agricultura e retorna para a Câmara. Outro que toma o mesmo caminho é Geraldo Baldissera, que vai a reeleição na Câmara. Pré-candidato ao Governo pelo MDB, Arnaldinho Lodetti também irá deixar o Planejamento. Esse número, no entanto, pode aumentar. Karoline Calegari e Gerusa Bolsoni são outros dois nomes cotados para o pleito. Cenário de Içara se repete também nos demais municípios da região. Em Criciúma, com exceção da Famcri, Fundação Cultural e Infraestrutura todos os demais integrantes do primeiro escalão saem para a disputa eleitoral.

Vagas

Você que está precisando de um trabalho fique atento. Eu conversei ontem no Microfone Aberto da Massa com a jornalista Lene Costa. Ela deu detalhes sobre a rotina que vai ser enfrentada pelos candidatos que vão para a fila na próxima segunda-feira para tentar uma das vagas do Combo. A expectativa é distribuir pelo menos 500 senhas. A distribuição será por ordem de chegada. Com essa senha o candidato vai conseguir agendar uma entrevista e, se passar na entrevista, garante a vaga. Se não houver o preenchimento de todas as vagas, uma nova distribuição de senha pode ser realizada. “Mas a princípio é só nesta segunda. Não há necessidade de experiência anterior, apenas prazer em atender o cliente e vontade de fazer parte do grupo Giassi”.

Mais um

Executiva Municipal do PRTB, partido do vice-presidente Hamilton Mourão, também pretende estar na disputa eleitoral deste ano em Criciúma. O partido apresentou, como nome a pré-candidato a Prefeito de Criciúma, o administrador André Cardoso, ex-chefe de gabinete de Márcio Búrigo.

Mais atrasos

Obras que estão em execução em Içara viveram uma semana de passo de tartaruga. O motivo, claro, foi o mau tempo. Com chuva praticamente todos as obras foram paralisadas. Uma das situações que mais preocupam é a da área central. Obra está com tempo de execução bem acima daquele que estava previsto no início da obra.

Deu o previsto

Pedido de impeachment do governador Carlos Moisés e sua vice foi arquivado nesta quarta-feira pelo deputado Júlio Garcia. O presidente da Assembleia Legislativa se baseou em parecer do Ministério Público e da Procuradoria da Alesc para tomar a decisão. A avaliação é de que não houve crime de responsabilidade. “A intenção era ser ágil. Se tivesse sustentação que fosse mandado logo para plenário, se não tivesse, que fosse arquivado de uma vez. Fazer um processo como esse se arrastar só atrapalha”, avalia o presidente.

Avaliado

Deputado Daniel Freitas foi um dos dois únicos parlamentares catarinenses a alcançarem nota máxima. A pesquisa avaliou todos os 513 deputados federais durante o ano de 2019. A média geral foi de 5,9. “Trabalhamos muito nas pautas importantes para o Brasil. 2019 foi um ano decisivo, e apenas o começo de todos os projetos que o presidente Jair Bolsonaro tem para os brasileiros, que com certeza terão nosso apoio incondicional”, ressalta Freitas.

Fiscalizando

Governo de Criciúma está reforçando a vistoria dos terrenos baldios da cidade. Objetivo é evitar que o lixo e o mato se acumule nestes imóveis. Quem não atender o governo pode ser penalizado e ainda ter que pagar a conta da limpeza que será executada pelo próprio governo.

Começou

Ontem foi o primeiro dia do LiquidaIçara. Segundo o presidente da CDL, Alexandre Fernandes, a expectativa é de crescimento de pelo menos 5%. “Tenho certeza que os consumidores que forem até nossas lojas não irão se arrepender”.