Inverno pode ser também uma estação florida, desde que tenha o cuidado correto de plantas apropriadas

Içara

Diferentemente do que muitos pensam, a estação das flores não se restringe apenas a primavera. Para aqueles apaixonados por jardinagem e que desejam manter o ambiente florido durante todas as épocas do ano, há diversas opções de espécies que se adaptam melhor nas temperaturas baixas, trazendo um diferente encanto para o inverno. E estas flores, que preferem desabrochar no frio, podem ser encontradas na região.

A engenheira agrônoma da Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai), Ana Paula Zanolli Vittorassi, explica que as flores típicas da estação de inverno são a boca-de-leão, amor-perfeito e hortênsia, além daquelas cultivadas no horto municipal, como sálvia e impatiens. “Flor gosta de solo bem airado e irrigação, mas tem plantas mais exigentes. Os cuidados variam muito. Mesmo estas tendo em comum a tolerância a baixas temperaturas, cada uma tem suas características”, conta.

Como exemplo, a conhecida da estação, boca-de-leão, necessita da luz solar diretamente, ao mesmo tempo que sua germinação é favorecida nas noites mais frias. Para este tipo de planta, o solo deve estar sempre úmido, porém, não encharcado, o que também é aconselhável no cultivo da amor-perfeito. Esta última é considerada sensível à falta de água, assim como a sálvia, que não é muito resistente a períodos de estiagem.

Ana Paula destaca que, por conta da seca na região, o plantio no horto tem sido evitado. Ela menciona ainda que a produção em si no inverno é escassa e, no período, o trabalho se resume em manter as espécies já existentes. Isso porque, apesar de algumas plantas florescerem melhor no inverno, está não é a estação adequada para plantá-las. O ideal é que a produção inicie no período de outono, o qual a presença do calor ajuda a desenvolver raízes e folhagens mais fortes, capazes de encarar melhor os ventos, geadas e temperaturas da estação seguinte.

A produtora de espécies diversificadas em Içara Luana Rodrigues conta que, por conta da pandemia, o cultivo foi diminuído nos últimos meses, retomando aos poucos. Além das plantas especiais da temporada outono/inverno, ela destaca que o período também conta com uma boa saída daquelas produzidas o ano inteiro. A boca-de-leão e amor-perfeito são conhecidas como carro-chefe da estação, mas também dão espaço para begônias e petúnias. As que a produtora não aconselha o cultivo na estação são justamente aquelas adaptadas a climas quentes, como onze-horas, celósias e vincas.

“A gente fala que a planta é da estação, porque é o momento de produção dela, mas dependendo do preparo, do cuidado, da manutenção que o cliente der no seu jardim, ela vai além da estação. E isso vale tantos para as flores de inverno como também para aquelas do ano todo. Manutenção ajuda muito. Uma poda, uma limpeza, um adubo químico, tudo isso conta” explica ela.

Cultivo de flores na cidade

O município de Içara tem como terceira atividade que mais arrecada para o movimento econômico o ramo da agricultura. Como informa o secretário de agricultura, Ivan Isoppo, para o cultivo de flores a cidade possui dois hectares reservados e, atualmente, são três os produtores atuantes, entre eles está Luana. Ele ainda destaca para a oportunidade de crescimento do ramo, informando potencial para aqueles que desejarem iniciar o cultivo.

Nas ruas da cidade, o serviço de paisagismo é frequentemente trabalhado. Ana Paula informa que este ano, por conta da estiagem, houve a perca de muitas flores, porém a Fundai já iniciou os serviços de recuperação dos canteiros. Outra área que já está nos planos das próximas semanas é a rua Coronel Marcos Rovaris, no centro da cidade, que atualmente passa pelo processo de revitalização das calçadas. “Assim que as obras terminarem, ela irá dispor de arborização, grama e flores”, comenta.

Outro destaque do inverno na região, na parte de cultivo de árvores, é a astrapéia. Ana Paula comenta que a época é de produção de mudas da planta na Fundai. Trata-se de uma espécie nectarífera, ajudando no título de Içara como Capital do Mel, e é produzida especialmente para doação aos apicultores da cidade.