Coragem empresarial

O secretário de Finanças e Içara Eduardo Rocha enalteceu ontem pela manhã, durante entrevista ao Microfone Aberto da Massa FM, a coragem dos empresários de Içara. Na avaliação dele é essa ousadia dos empreendedores que tem contribuído para que a cidade tenha índices de crescimento e desenvolvimento acima da média. “Içara hoje é um ponto fora da curva. Enquanto o país comemora um crescimento de 0,6% no trimestre e a projeção de 1% de crescimento no ano, nós vamos mais uma vez crescer acima dos 15%. Essa é uma realidade que virou rotina ao longo dos últimos anos. E nós conseguimos isso a uma combinação importante de dois fatores. O primeiro, o trabalho desenvolvido pelo Governo para assegurar a infraestrutura necessária para este crescimento. O outro é a ousadia e a coragem empresarial que existe na nossa cidade. Mesmo em crise eles seguiram acreditando, seguiram investindo, e isso foi fundamental para que a nossa economia tivesse esse diferencial”. Rocha destacou também a expectativa de um crescimento no mesmo padrão para o próximo ano. “Ou ainda maior, já que os indicativos são ainda melhores”.

A grande sacada

O secretário também fez questão de explicar um dos motivos que levaram a cidade de Içara a sentir menos os efeitos da crise dos últimos anos. Lembrou que em 2015, quando a recessão ainda não era levada a sério, o município apertou o cinto. “Aquilo foi fundamental. Nós não tivemos nem o repasse da inflação para prefeito, vice e secretários, cortamos diárias e cursos de especialização por seis meses e isso deu o fôlego necessário e também ampliou a organização financeira para que atravessássemos o momento ruim. Hoje o cenário é bem positivo”.

Crescimento no IPTU

Durante a entrevista que concedeu a Massa FM, o secretário também falou sobre a expectativa para a cobrança do IPTU do próximo ano. “Acreditamos que a nossa inadimplência vai cair. Um dos motivos é que essa queda vem ocorrendo de maneira constante ao longo dos últimos anos. Além disso, o fato de as pessoas agora saberem que metade do que elas pagarem vai para o São Donato também deve ajudar.

Sem Reajuste

Vale lembrar que o IPTU do próximo ano não teve reajuste real. Foi feito apenas o repasse da inflação dos últimos 12 meses. Pagamento em cota única ou a primeira das até cinco parcelas pode ser feito até o dia 17 de fevereiro. Quem não tem dívida com o município o desconto é de 10%, para quem tem o desconto cai pela metade.

Contra o tempo

Equipes que atuam nos ajustes para a temporada de verão no Balneário Rincão correm contra o tempo para deixar tudo pronto o mais breve possível. Com a chegada de dezembro, o movimento na praia já está acima da média e a tendência é que a partir de agora só aumente. Segundo Fernando Casagrande, um dos responsáveis por organizar a programação da temporada, já tem show nacional definido e programação praticamente fechada. “Em breve vamos divulgar. Vai ser uma grande temporada”, aposta.

Ano positivo

Conversei ontem na Massa FM com a secretária de Educação Gerusa Bolsoni. Na pauta a jornada literária da cidade. Evento bacana que trouxe ontem Mário Motta e que tenta aproximar a população dos livros. Durante a entrevista, Gerusa também aproveitou para falar da educação de Içara. Avaliou como um ano positivo. “Tivemos avanços na infraestrutura e a qualidade do nosso ensino segue crescendo. Temos sim motivos para celebrar”, pontua.