Coluna saúde e boa forma – 05/03/2020

24

Equipes de saúde se reúnem para traçar estratégias contra o coronavírus

Profissionais da Secretaria de Saúde de Balneário Rincão também participaram do encontro para levar orientações à população

É preciso estar atento às recomendações de prevenção caso algum caso suspeito do coronavírus seja confirmado na região. Para contribuir com isso, na terça-feira (3), a Gerência Regional de Saúde, juntamente com os representantes dos 12 municípios que compõe a Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) participaram de uma reunião para debater as orientações conforme preconiza o Ministério da Saúde e a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive). Ao todo, participaram 25 profissionais das equipes de Vigilância Epidemiológica e de Atenção Primária à Saúde. “Apresentamos e seguimos as orientações da nota técnica e o plano de contingência do estado, que é o que nos norteia nesse enfretamento. E foi isso que passamos para os municípios”, ressalta a enfermeira do setor de imunização e doenças preveníveis, Ângela Rosso.

Seguindo as orientações do Estado, a Vigilância Epidemiológica de Balneário Rincão vai distribuir um material de orientação para os moradores através das agentes de saúde. O informativo traz todos os passos para a prevenção e também de como proceder em caso de apresentar alguns sintomas da doença.

Por causa da chegada do coronavírus, o Ministério da Saúde anunciou uma antecipação da Campanha Nacional de Vacinação. A medida, que tinha início previsto para a segunda quinzena de abril, teve alteração e deve iniciar no dia 23 de março. No início, os sintomas do vírus que têm se espalhado por diversos países são os mesmos de uma gripe comum no seu estágio inicial.

De acordo com a gerente de Vigilância em Saúde de Criciúma, Andréia Bertoncini Pereira, com a chegada do coronavírus as pessoas estão de certa forma mais cautelosas. “Os cuidados e as medidas de prevenção são as mesmas, então acredito que as pessoas terão maior cuidado ao se vacinarem. Faremos uma mobilização no início da campanha com o apoio dos veículos de comunicação, além do dia D, e faremos tudo que tiver ao nosso alcance para gerar essa mobilização”, enfatiza.

Ainda conforme a gerente, detalhes sobre a campanha ainda serão tratados com a Secretaria de Saúde do Estado e repassados para a população. Assuntos como o calendário de vacinação e as doses disponibilizadas ainda não estão definidos para o município de Criciúma. “Nós teremos uma reunião que definirá exatamente as datas da nossa região, seguiremos o que Secretaria determinar. Todo estoque de vacina primeiro passa por eles para depois vir para o município”, ressalta.

O secretário de Saúde de Balneário Rincão Jean Willian Nascimento ressalta a importância da equipe estar preparada para enfrentar a nova doença, caso ela venha ser registrada no município. Nesta sexta-feira, em Balneário Rincão, será realizada uma reunião com toda equipe, incluindo os médicos.