Criciúma e Içara tiveram uma quarta-feira de limpeza de vias públicas e manutenção dos sistemas de drenagem

Criciúma e Içara

As prefeituras de Içara e Criciúma tiveram uma quarta-feira de limpeza de vias públicas e manutenção dos sistemas de drenagem por causa das fortes chuvas da madrugada.

Em Criciúma, a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana e da Defesa Civil tiveram que fazer reparos e limpeza de vias e corte de árvores que caíram devido aos fortes ventos. “Nossas equipes encontraram bastante lixo e, inclusive, um colchão obstruindo uma boca de lobo no bairro Comerciário, que bloqueou a passagem da água, provocando alagamentos. Pedimos, sempre, para que os moradores joguem o lixo no lixo”, conta o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

De acordo com dados da Epagri-Ciram, por volta das 21h de terça-feira, a cidade registrou, em aproximadamente 20 minutos, cerca de 60 milímetros de chuva. “O sistema de drenagem urbana de Criciúma comporta até 30 milímetros de chuva por hora. Registramos um volume excessivo de chuva em poucos minutos, o que ocasionou alagamentos em ruas”, explica o diretor da Defesa Civil de Criciúma, Fred Gomes. Até o início da manhã, Criciúma registrou o acumulado de 85 milímetros de chuva.

A Defesa Civil de Criciúma atendeu aproximadamente 10 ocorrências, entre ruas alagadas, movimentos de massa e quedas de árvores. Na Praça Nereu Ramos, no Centro, as equipes atuaram na remoção de uma árvore caída.

Conforme o secretário municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Tita Belloli, a prefeitura realiza, com frequência, a limpeza e a retirada de entulhos de ruas, rios e córregos, em diversas regiões da cidade. O serviço é necessário para desobstruir o sistema de drenagem, melhorar o escoamento de águas pluviais e evitar alagamentos. “Esse tipo de manutenção é realizada mensalmente, mas, em épocas de fortes chuvas, intensificamos a limpeza e a desobstrução das galerias de rede pluvial, canaletas e de bocas de lobo”, destaca.

O secretário alerta, ainda, para a quantidade de lixo e entulhos, como plásticos, garrafas, entre outros materiais, descartados de forma incorreta em vias, provocando o entupimento do sistema pluvial. “Realizamos trabalhos preventivos nos bairros, desobstruindo bueiros para melhorar o escoamento nos canais de drenagem, o desassoreamento de rios, além do Canal Auxiliar, que é uma obra importante para prevenir as cheias. No entanto, se a comunidade não colaborar, continuaremos a ter problemas”, finaliza.

Em Içara

O alto volume de chuva também foi registrado em Içara, onde houve alagamentos em alguns pontos da cidade. Ainda durante a madrugada, a Prefeitura iniciou os trabalhos para minimizar os impactos causados pela intempérie. No início da manhã, haviam equipes atuando na limpeza de bocas de lobo e bueiros, desobstruindo valos, contendo estradas e tapando buracos.

“Mais de 20 homens estiveram ontem focados em garantir a segurança da comunidade, com frentes de trabalho na área central da cidade e no interior. São três retroescavadeiras, cinco caminhões e dois tratores nas ruas visando conter os danos”, informa o supervisor do Departamento de Obras e Serviços Urbanos, Márcio Toretti.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Içara, Vitor Dutra, as fortes chuvas causaram o aumento no nível dos rios, mas sem transbordamento. Nenhuma família precisou ser retirada de casa. “A chuva carregou muita terra e areão. Orientamos as pessoas a não transitarem em áreas alagadas e não manterem contato com a água ou o lodo. Se identificarem fiação elétrica solta, acionem a Cooperativa. E em caso de qualquer ocorrência, acionem a Defesa Civil no 199”, frisa.

Como a previsão de mais chuva até hoje, a Administração Municipal continua em atenção. “Reafirmamos o compromisso com o bem-estar de todos os cidadãos, trabalhando incansavelmente para minimizar os estragos causados pelas intempéries. Estamos monitorando de perto a situação e atuando em diversas frentes, desde a limpeza de vias até a assistência a possíveis famílias afetadas”, pontua a prefeita de Içara, Dalvania Cardoso.