Coluna José Adílio – 17/09/2019

29

Portal de entrada

Com a aprovação do Plano de Turismo e com Balneário Rincão entrando no mapa turístico do Brasil, fica um pouco mais fácil apresentar projetos em Brasília na busca de recursos para obras. Nas próximas semanas, o prefeito Jairo Custódio está planejando uma viagem em Brasília para apresentação do projeto do portal de entrada da cidade e tentar a liberação de recursos para a execução da obra. O prefeito irá passar nos gabinetes dos deputados do Sul do Estado que fazem parte da bancada. Nesta legislatura, o Sul é representado no Congresso pelos deputados Daniel Freitas, do PSL, Geovana de Sá, do PSDB, e Ricardo Guidi, do PSD. O prefeito viaja com expectativa positiva. O Plano Municipal de Turismo foi apresentado na última quinta-feira e será entregue ao Executivo ainda nesta semana. O Plano seguirá para a Câmara de Vereadores onde será analisado e votado.

Obras do calçadão

Empreiteira Setep está disposta a entregar a obra da segunda etapa do calçadão da beira-mar dentro do prazo. A empresa está com uma equipe trabalhando até no fim de semana. Outra situação que chamou atenção no fim de semana é o número de veículos que buscam circular no trecho em obras da avenida beira-mar. O calor e o sol de domingo levou muita gente até a orla e os veículos não respeitaram as placas de desvios e interdição circulando pelo local, que já recebeu em alguns trechos a capa asfáltica. Projeto prevê a construção de mais três praças de lazer deixando a beira-mar com muitas opções para os turistas e veranistas.

Comemorações de aniversário

A Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte está com a programação quase pronta para o mês de outubro, quando Balneário Rincão comemora 16 anos de emancipação. No dia 3 de outubro de 2003, foi aprovada na Assembleia Legislativa a lei que criou o município, mesma data também foi criado o município de Pescaria Brava. No dia 3 de outubro, houve uma pequena cerimônia com o Coral de Balneário Rincão cantando o Hino Nacional e o Hino do Município. Nos dias 12 de 13 de outubro serão realizadas a Corrida Rústica, a Rua do Lazer e a Copa de Jiu Jtsu, fechando a programação no dia 26, terá a Copa MTC de Motocross.

Destaque

O trabalho dos Voluntários pelo Desenvolvimento de Balneário Rincão, que estão preparando a chegada da primavera em Balneário Rincão, foi destaque no blog do jornalista Nei Manique, que esteve no sábado visitando Balneário Rincão e fazendo um vídeo com depoimentos e imagens dos voluntários trabalhando. Nei ainda acrescentou mais uma informação na sua publicação, lembrando que no dia 14 de setembro de 2003 foi o dia da realização do plebiscito que culminou na aprovação da população para a criação do novo município. Nesta semana, os voluntários estarão trabalhando nas obras de artes que serão colocadas ao longo da avenida Leoberto Leal, conforme previsto no projeto.

Pavimentações

A grande maioria das obras pedidas no segundo orçamento comunitário foi de pavimentações. Na última semana, foram entregues duas ordens de serviços e nos próximos dias começarão a ser entregues as outras, pois todas as licitações foram realizadas com a JR Construtora sendo a vencedora. Além das pavimentações serão realizas obras como a construção do passeio na rua São Paulo, que já recebeu a pavimentação de asfalto e a melhoria das lobadas da avenida Leoberto Leal. Previsão é que todas as obras sejam concluídas até o fim do mês de abril de 2020.

Prestação de serviço

Além do anúncio da instalação de 17 novas empresas, Balneário Rincão começa a receber também pedidos para a implantação de empresas prestadoras de serviços. O presidente do Conselho Econômico do Município, Adroaldo Faraco, tem acompanhado os pedidos e comparecido nas inaugurações dos empreendimentos. Na área de prestação de serviço foi instalado um novo estúdio de pilates no bairro Pedreira e um centro terapêutico para dependente químicos feminino na Zona Sul do balneário.

Profissionalismo

Na apresentação do Centro Terapêutico para dependentes químicos na última sexta-feira, para autoridades e imprensa, o terapeuta Rivardo Castiglione dos Anjos mostrou as instalações do Centro e explicou o trabalho que será realizado com os pacientes que procurarem o local para fazer o tratamento. O local terá 30 leitos com a equipe contando com psicólogo, psiquiatra e terapeuta. Na grade atividades terá momentos de lazer, reuniões motivacional diárias, atividades física com o ambiente sendo monitorado com câmeras de vídeo monitoramento. Conselheiro do Conselho Anti Drogas de Criciúma, Manoel Rozeng prestigiou a inauguração e aprovou a metodologia e as instalações do Centro.

Aulas em andamento

Os cursos profissionalizantes oferecidos pela Secretaria de Educação de Balneário Rincão em parceria com o Instituto Federal Campus de Criciúma tiveram início na segunda-feira, dia 9 de setembro. Os dois primeiros cursos são de Auxiliar Administrativo e Eletricista Predial. Procura foi grande e todas as vagas preenchidas. Serão 60 novos profissionais no mercado. Também os cursos oferecidos pelo Unesc já estão ocorrendo.