Ex-vereador morre após 12 anos internado

139

Venício Eliseu Martins estava sendo tratado pelo Hospital São Donato. Ele foi responsável pelo projeto que transformou o Rincão em Distrito.

Içara se despediu ontem do ex-vereador Venício Eliseu Martins, que ficou 12 anos internado no Hospital São Donato. Aos 75 anos, ele deixou dois filhos, Fábio e Fabrício, além da esposa Terezinha Bartochack.

Venício passou por uma longa história de luta pela vida. Estava residente do Hospital São Donato desde um acidente automobilístico em 2005. Desde então, estava em coma.

“O Hospital São Donato está de luto. Faleceu nesta quinta-feira, dia 9, nosso mais guerreiro paciente. Venício Eliseu Martins estava há 12 anos sob os cuidados da equipe e, mesmo sem poder falar, cativou cada profissional que esteve ao seu lado. Neste momento, entristecidos, manifestamos nosso pesar aos familiares que em todo este tempo estiveram presentes e, diante de tanto amor, escreveram uma das mais belas histórias que já presenciamos”, manifestou a fundação hospitalar.

Vida em sociedade

Venício nasceu em 19 de maio de 1943, na localidade de Santana, município de Urussanga e era casado desde 1966 com Terezinha Bartochak. Ele trabalhou como almoxarife na Carbonífera Barão do Rio Branco, em Içara, depois na Gráfica Tabajara, na Gráfica Ribeiro e na Faenzza Lavanderia.

Jogou no Barão do Rio Branco, nos períodos de 1961 a 1968 e de 1969 a 1978, e depois no Caiçara, onde também foi treinador e diretor. Foi presidente da Sociedade Amigos Mineração de Içara (SAMI), tesoureiro da Sociedade Recreativa Esportiva Ipiranga, e participou das diretorias do Lions Clube de Içara e do Hospital São Donato.

Teve intensa participação no movimento religioso católico da Paróquia São Donato, de Içara, atuando por muitos anos como cursilhista, palestrante do curso de batismo, ministro da eucaristia, membro do Grupo Vocacional e colaborador em geral.

Na política

Venício exerceu mandato de vereador em Içara pelo MDB de 1982 a 1988. Neste período, foi o presidente da Câmara e tomou ações importantes na polícia local. Foi o responsável pela desvinculação da Câmara de Vereadores de Içara da sede da Prefeitura Municipal e também foi um dos idealizadores da criação do Distrito do Balneário Rincão. Nas eleições municipais de 1988, foi candidato a vice-prefeito, compondo chapa com Ibanez Zanette.

O velório de Venício ocorreu na Capela Municipal do Cemitério Bom Pastor, no bairro Primeiro de Maio. Foi sepultamento às 16 horas de sexta-feira (10). Venicio Eliseu Martins deixa agora a saudade, não somente para a família, mas para a equipe que cuidava dele ao longo destes anos, amigos da política e boa companhia.