Em busca da terceira via

Representantes do PSDB, MDB, Cidadania e União Brasil pretendem anunciar no dia 18 de maio o nome de um candidato único das quatro legendas para disputar a presidência da República. A decisão foi anunciada na quarta-feira. A intenção dos partidos é consolidar, via coligação, uma terceira via para a disputa do Planalto mesmo que as pesquisas mostrem que essa é uma possibilidade remota. Até o dia 18, as legendas ainda vão tentar atrair outras e encorpar o movimento daqueles que não querem ir nem com Lula nem com Bolsonaro. O ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite (PSDB) se reuniu com a senadora Simone Tebet (MS), pré-candidata do MDB, para, segundo ele, “construir uma convergência” entre as legendas da terceira via. Leite, que já admitiu ser vice numa chapa com Tebet, negou que estivesse deslegitimando as prévias tucanas, vencidas pelo ex-governador paulista João Doria. “Elas têm sua legitimidade. Mas não se trata aqui apenas sobre atender formalidades, mas sim de ajudar o país a encontrar um caminho. Isso é o que nos move e promove convergência”, afirmou.

Em Brasília

Presidente da Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça, Robinho Francisconi, ao lado do vice-presidente Laênio da Silva (MDB); primeira secretária Jorgia Guglielmi (PSDB) e vereadora Silvana de Vasconcelos (MDB) estão com agenda marcada em Brasília. Na pauta a busca de emendas parlamentares para o município.

Igual

A 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que a lei Maria da Penha é aplicável a uma mulher transgênero. Por unanimidade, os ministros foram favoráveis a um recurso apresentado em favor de uma mulher transgênero que alega ter sido agredida pelo pai. Ministros entenderam que a lei não deve levar em conta apenas o aspecto biológico e sim a identidade de gênero.

Merece aplausos

Curso de qualificação profissional para formação de costureiros terminou em Içara com a contratação de todos os 29 formados. Metade deles está assinando carteira de trabalho pela primeira vez. “Esse resultado confirma que estamos no caminho certo e mostra que quando as pessoas se qualificam elas conseguem sim espaço no mercado de trabalho. Vamos continuar com estas ações e em breve vamos anunciar novos cursos na cidade. Essas pessoas que estão garantindo emprego vão deixar de precisar da assistência social e esse é o nosso desafio”, explica o secretário Duca Zata.

Generalizado

Furtos de cabos e transformadores causaram 300 mil horas de interrupção de energia em SC em 2021 e seguem crescendo. Celesc registrou mais de seis mil ocorrências do gênero no último ano. Em média, cada unidade consumidora catarinense teve seis minutos de queda de energia gerada por furto na rede elétrica. É um problema generalizado, um crime geralmente praticado por usuários de drogas que trocam o material por entorpecente.

Não andou

A expectativa em Brasília era de que o debate sobre a reforma tributária avançasse. Não deu. Senadores esvaziaram a comissão por não concordar com o texto que tramita na casa.

Evasão

Evasão escolar: número de crianças fora da escola aumentou 171% na pandemia, indica IBGE. Desafio agora é reverter esse cenário e recolocar as crianças mais uma vez em sala de aula.

Pequeno alívio

O governo federal anunciou bandeira verde para todos os consumidores de energia elétrica a partir de 16 de abril. Por meio das redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro explicou foi preciso tomar medidas excepcionais para enfrentar os reflexos da seca no ano passado, mas que agora o cenário é diferente. Governo fala em redução de 20%, mas na prática o que muda é o fim da cobrança da taxa extra de R$ 14 a cada 100 quilowatts hora. Economistas falam em redução de 6%.