Sul troca de donos

Nos últimos dois anos, entre agosto de 2017 e maio de 2019, as três maiores empresas de revestimentos cerâmicos da região, duas com origem familiar, foram vendidas. Começou pela Ceusa, de Urussanga, depois foi a Eliane, de Cocal do Sul e, esta semana, a Cecrisa, de Criciúma. A Ceusa foi fundada em 30 de junho de 1953 por uma associação de integrantes da comunidade de Urussanga, conforme consta em sua Linha do Tempo. Já a Eliane e a Cecrisa, conheci suas histórias contadas pela Dona Octávia Búrigo Gaidzinski, esposa de Maximiliano Gaidzinski, fundador da empresa, e da Cecrisa, contada pelo empresário Dilor Freitas, com quem tive a oportunidade de trabalhar por longo período. Cecrisa e Eliane foram fundadas na década de 1960, quando a região, enriquecida pela produção do carvão mineral, diversificava seu parque industrial. Cresceram e conquistaram mercado no Brasil e no mundo. O nome da cidade de Criciúma se tornou referência pela qualidade da produção dos revestimentos. Geraram empregos, renda e foram também pioneiras, na região, na forma de bom relacionamento com seus quadros profissionais. Empresas que fizeram a diferença na história regional. É um ciclo que se fecha.

Mérito Industrial

Sem nenhum nome do Sul, a  Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) promove hoje, a partir das 10h30, a entrega do Prêmio Mérito Industrial, em sua sede, em Florianópolis. Mais importante reconhecimento da indústria catarinense, o Mérito Industrial será concedido a Glauco José Côrte (Timbó), Leonardo Fausto Zipf (Blumenau) e Sidney Haroldo Teruo Ogochi (São Carlos). Rui Altenburg (Blumenau) receberá a principal comenda da indústria nacional, a Ordem do Mérito da CNI. O evento encerra a programação da Semana da Indústria, promovida pela FIESC em várias regiões do estado catarinense.

 

 

Prêmio de Excelência

Melhorias no processo levaram a empresa Rio Deserto a mais uma conquista do Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica Brasileira. O projeto premiado foi desenvolvido pelos profissionais da Unidade de Extração Mina 101, em Içara, Adilmar da Silva, Alexsandro Heerdt, Jeferson Bittencourt, Jefferson Rodrigues e Rauan Martins, com supervisão do engenheiro de Minas e gerente da unidade, Fábio Vanzeloti da Rosa e pelo engenheiro Mecânico, Geovane Rosso Felipe. Eles desenvolveram um estudo a partir da percepção das paradas de produção em subsolo decorrentes das trocas de pneus, gerando alto custo em consertos e aquisições. Com baixo investimento, alta observação no processo e muita criatividade e atenção, eles reduziram estes custos, inovaram e ainda trouxeram ganhos à segurança e ao meio ambiente. O prêmio foi entregue em evento nacional realizado em Belo Horizonte (MG).

  • EXPRESSAS

FÓRUM Parlamentar Catarinense promete um emblemático encontro hoje, a partir das 10 horas, na sede da Acic, em Criciúma.

EMBLEMÁTICO porque lideranças regionais terão a oportunidade de expressar direto às lideranças políticas presentes, que não estão lá muito contentes com os rumos que certos acontecimentos vêm tomando.

PRÊMIO “O Empreendedor”, promovido pela prefeitura da Içara, será entregue a 40 empresas, na próxima quarta-feira.

GOVERNO Municipal de Forquilhinha vai lançar o programa “Forquilhinha Faz”, com investimento de R$ 26 milhões.

ESTE está sendo considerado o maior projeto de pavimentações da história de Forquilhinha, onde mais de 25 km de estradas serão pavimentadas até o fim de 2020. O evento de lançamento está marcado para a próxima terça-feira dia, 28, às 19h30 no auditório Alfredo Michels, no centro da cidade.

“O Sul hoje deveria estar “brigando” pelo Centro de Inovações. “Brigando” pela habilitação dos 10 leitos da UTI do Hospital São Donato. “Brigando” pela habilitação das cirurgias de rotina do Hospital São José. “Brigando” pela geração de empregos. “Brigando” pelos pedágios da BR-101, entre tantos outros assuntos relevantes. Mas não, o Sul está sendo humilhado, “brigando” por uma roçada numa rodovia sem dono.(…). O Sul está sendo humilhado até para marcar uma audiência com o secretário que não sabe onde fica uma rodovia em Criciúma. Acordem, senhores, o Sul é muito maior que isso. O Sul merece muito mais respeito”.

Júlio De Luca, diretor-Administrativo do Hospital São Donato. Esta semana, na coluna de Anderson de Jesus, aqui no Gazeta.

Colegiado de Cultura e Turismo da Amrec buscando representatividade e trabalhando em prol do Turismo da IGR Encantos do Sul SC

90

vagas  foram abertas para concurso na Marinha, para jovens entre 18 a 24 anos. Os candidatos devem ter nível técnico em diferentes especialidades. As inscrições devem ser feitas de 22 de julho a 16 de agosto pelo site www.ingressonamarinha.mar.mil.br. A taxa é de R$ 75.

Joice Quadros – Bacharel em Jornalismo (UFRGS). Pós-graduada em Educação e Gestão Ambiental. Especialista em Endomarketing e Comunicação Empresarial. Pesquisadora. Autora de livros de pesquisa histórica e biografias. Cadeira 28 da Academia Criciumense de Letras.