SHORT RIB NA PARRILLA, com caponata grelhada na brasa

Chef PV Show ensina a fazer churrasco na parrilla e um ótimo acompanhamento

Antigamente diziam que os cortes bovinos do traseiro eram macios e os do dianteiro eram duros. Isso acabou! Hoje, a genética animal nos permite uma carne macia em todas as partes. O Short rib é um desses “novos cortes”. Ele é da família dos cortes com osso, e também do chamado churrasco com carne de qualidade.

O Short rib compõe o começo da costela. Ele é chamado em alguns lugares como a costela premium. Cada boi tem treze ossos na costela. No Brasil existe o hábito de se separar o osso da costela entre a 5 e a 6 costela. Na argentina e também nos EUA, locais onde a carne com osso é bastante consumida, eles costumam cortar entre a 4 e a 5 costela. Ou seja, se falarmos a título de Brasil, o short rib pode ser tirado até a quinta costela. Da sexta em diante, é outro corte maravilhoso, o prime rib.

Short Rib na parrilla, com caponata grelhada.

Ingredientes: 1 short rib, sal, 1 berinjela grandes, 2 tomates 1/2 pimentão amarelo, Orégano a gosto, salsinha, cebolinha, azeite para refogar e para cobrir a conserva.

Modo de preparo: Eu começo temperando o nosso short rib. Eu vou entrar com sal de parrilla e deixar em temperatura ambiente para fazer a osmose. Vamos para o acompanhamento. A caponata é um prato da Sicília, na Itália, que consiste em um salteado com beringela, tomates e outros ingredientes, com bastante azeite. Ela pode ser feita na frigideira, mas também no forno. Hoje eu vou fazer uma na parrilla. Vou entrar na minha frigideira perfurada com as beringelas, tomates, pimentão e 1 cebola roxa, todos cortados em cubos grandes. O legal da caponata é termos diferentes cores. Você também pode variar alguns ingredientes. Coloco tudo isso na minha frigideira perfurada, adiciono bastante azeite extra virgem e também sal. Vamos colocar direto no fogo, para que tudo dê uma tostada.

Enquanto a caponata vai ficando pronta, levo o short para a grelha de parrilla, com brasa forte. Grelho por cinco minutos de um lado, mais cinco minutos do outro e subo para acertar o ponto.

Para finalizar a caponata, basta adiciona os legumes a uma frigideira, adicionar mais azeite e finalizar com salsinha e cebolinha a gosto e orégano. Agora é só cortar o bife (faça ao ponto) e degustar. É uma combinação sensacional.