Boa arrecadação

Balneário Rincão, Içara e Criciúma têm vencimentos de seus IPTUs no início do ano. Içara é já na próxima semana, Criciúma e Rincão em fevereiro. Aposta é de que boa parte dos contribuintes optem por pagamento à vista. Recurso extra para começar o ano e dar o pontapé inicial a obras importantes para as três cidades.

Saindo na frente

A CDL de Içara começou 2019 dando mais uma vez exemplo do organização para toda a região. Logo no início da semana, a entidade confirmou a edição da Liquida Içara. Evento vai ofertar durante uma semana descontos reais para quem está com dinheiro extra. Desde que
começou, o Liquida Içara só vem somando resultados positivos. Aposta da entidade é seguir criando eventos diferenciados para atrair os consumidores, movimentar as lojas e assegurar que dinheiro extra entre no caixa do lojista. Uma receita já conhecida e que nos últimos anos vem funcionando muito bem.

Pode atrapalhar

Proposta do novo presidente da Caixa, indicando que classe média irá pagar juro de mercado no financiamento habitacional, está preocupando empresas do setor. Temor é que medida possa reduzir o ritmo de crescimento da indústria da construção. Sem crédito barato, muita gente vai repensar antes de investir.

Empreender

Tem projeto bacana, que vai levar o espírito empreendedor para os alunos da rede municipal de Içara. Começa pelo Raichaski. Amanhã falo mais sobre isso.

Com o Governador

Secretário de Educação de Santa Catarina, Natalino Uggioni, disse durante entrevista esta semana que reajuste dos servidores da educação depende de orçamento. “Caso está nas mãos do governo”, afirmou.

Jairo com Dedê

Disputa pela presidência da Cooperaliança segue dominando as conversas de bastidores em Içara e Balneário Rincão. Já com apoio assegurado de boa parte dos vereadores, do atual presidente da cooperativa, da classe empresarial e do prefeito Murialdo Gastaldon, Reginaldo de Jesus, o Dedê, assegurou também apoio do prefeito do Balneário Rincão, Jairo Custódio. Com Fábio Della Bruna na chapa, boa parte dos líderes do Rincão também fecham com Dedê. “Estamos trabalhando e apresentando o que pensamos e projetamos para Balneário Rincão”, afirma o pré-candidato.

Esgoto

Obras de ampliação do esgoto sanitário no bairro São Luiz em CriciúmaAs obras de ampliação do sistema de esgoto sanitário no bairro São Luiz já têm
data para começar: dia 1º de fevereiro. O trabalho será realizado pela empresa
contratada pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), em
parceria com a prefeitura de Criciúma. O investimento previsto para a obra é de
R$ 15 milhões, recursos provenientes da Agência Francesa de
Desenvolvimento (AFD), através de um empréstimo da Casan, beneficiando
mais de 10 mil habitantes da cidade. O prazo de execução das obras é de 550
dias.

Ordem de serviço entregue

Segundo a secretária de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Kátia Smielevski, a ordem de serviço foi entregue em dezembro e a empresa teve 60 dias para montar o canteiro de obras e adquirir os materiais para o início em fevereiro. “O saneamento básico é uma infraestrutura que potencializa o índice de desenvolvimento de uma região, além disso, vai oferecer mais qualidade de vida para os moradores daquela localidade”, afirmou a secretária.

Carvão

Presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral, Fernando Zancan, destaca as expectativas para o setor, com a mudança nos governos estadual e federal. “Temos, em Brasília e Florianópolis, técnicos que conhecem a importância do carvão mineral como fonte energética. Nossa expectativa é de apoio no Estado e no Brasil. O carvão tem uma grande densidade energética e é um recurso barato, em relação a outras fontes”, afirma.

Vice

Nova Veneza está sob o comando do vice-prefeito. Zé Spilere está à frente do Executivo durante as férias do prefeito Rogério Frigo. “Nesses 15 dias, daremos continuidade na série de obras em execução. Temos a Rua Coberta, no Centro de Nova Veneza, as
pavimentações no distrito do Caravaggio, onde haverá ainda revitalização da praça do santuário e a construção da unidade básica de saúde”, explica.

Vindima

Urussanga terá, entre 18 e 20 de janeiro, a 11ª edição da Vindima Goethe. “Esperamos um público ainda maior que no ano passado. Teremos programação religiosa, tombo da polenta, oferta de vinho, esmagamento da uva e outras tradições”, salienta o diretor de
Cultura e Turismo de Urussanga, Névton Bortolotto. “Teremos pessoas falando em dialetos italianos, presença de especialistas em harmonização de vinhos, três enólogos da Itália, que acompanharão os primeiros dias de produção do vinho”, enfatiza.