No aguardo do defeso

Pelo menos 50 pescadores do Balneário Rincão estão na fila de espera para receber o seguro defeso. O pagamento referente a pesca da anchova deveria ter sido repassado aos profissionais em Janeiro, mas até o momento não há qualquer sinalização de pagamento. O problema, segundo o presidente da Colônia Z-33, não é exclusividade do Rincão. “Tem atingido toda Santa Catarina. Já conversamos com o INSS, já mobilizamos a Federação dos Pescadores, mas a situação não evolui. Enquanto isso muitos pescadores seguem sofrendo sem os recursos. O que nos informam é que a culpa é do sistema. Tem gente que recebe o defeso há pelo menos 10 anos, mas agora o sistema identificou que lá nos anos 90 ele trabalhou fichado. Aí trava tudo. Temos que pegar a carteira, mostrar que ele deu baixa e que vive da pesca para então liberar. É tudo muito lento”, justifica João Pícollo.

Tainha liberada

A boa notícia para os pescadores é a liberação da Pesca da Tainha. A partir de 1º de Maio a captura do pescado vai estar liberada. É na Tainha que muitos pescadores conseguem recuperar os prejuízos acumulados ao longo do ano. Resta saber se o clima vai contribuir com os pescadores. “Ano passado a tainha até foi razoável, mas a pesca da anchova e da corvina foi ruim demais. No verão a tainhota deu uma aliviada no prejuízo das famílias e agora a torcida é para o que o clima ajude, a tainha encoste e a gente possa faturar”.

Aeroporto

Governador Carlos Moisés confirmou nesta quarta-feira, através das mídias sociais, que determinou o reforço nos protocolos de segurança do aeroporto de Jaguaruna. A medida é uma exigência da Latam para continuar operando no Sul do Estado. Na próxima semana o assunto também será tratado em Brasília, durante encontro dos três deputados do Sul com o representante da Anac. Depois de estar com movimento crescente e consolidado o Regional começou a ter problemas e resolver esse impasse de uma vez é fundamental para evitar que aconteça em Jaguaruna o que aconteceu com Forquilhinha, que poderia estar operando ainda normalmente apenas com pequenos ajustes.

Saída para crise

Deputado Daniel Freitas voltou a reafirmar durante entrevista à Difusora que aposta na reforma da previdência como fundamental para recuperar a economia do Brasil. “Não tenho dúvidas disso, a reforma da previdência vai provocar uma explosão de empregos em todo o país e isso vai fazer com que a economia nacional seja reaquecida e volte a crescer”, projetou. Durante a entrevista Freitas chegou a apostar na possibilidade de que, na CCJ, a admissibilidade e a constitucionalidade fossem votadas antes do recesso de Páscoa, mas ele errou. A sessão de ontem acabou encerrada pelo presidente por falta de entendimento. Ficou tudo para a semana que vem. Projeções do presidente da Câmara Rodrigo Maia indicam que a reforma esteja aprovada na Câmara até o final de junho.

CPI Definida

Presidente da Câmara de Criciúma Miri Dagostin publicou a resolução que definiu a composição da CPI que pretende investigar o Criciumaprev. De acordo com o Vereador Júlio Kaminski a intenção é entender a real situação do instituto e ajudar a entidade a ter sua saúde financeira assegurada. “E consequentemente a aposentadoria dos servidores. Vão integrar a CPI os vereadores Júlio César Kaminski – PSDB, Ademir José Honorato – MDB, Zairo José Casagrande – PSD, Júlio Cezar Colombo – PSB, Edson Luiz do Nascimento – PP, Aldinei João Potelecki – PRB, Jair Augusto Alexandre – PSC, Diego Goulart – DEM. Agora a comissão se reúne, define presidente e relator e terá prazo de 90 dias para concluir os trabalhos.

Pavimentação

Não é só Içara que enfrenta reclamações por conta da manutenção de ruas. Em Criciúma, são várias as comunidades com vias comprometidas por buracos, lajotas soltas e outros problemas. Para piorar, em Criciúma a Secretária Katia Smielevisk fala pouco, evita explicações pela imprensa e reserva apenas um dia por semana para atender a comunidade e os vereadores. Tá com agenda mais disputada que muitos médicos

Falta de perícias

Em decorrência do cancelamento dos atendimentos das perícias médicas na cidade de Forquilhinha, foi aprovado requerimento na Câmara Municipal de Içara, solicitando informações as agências do INSS de Criciúma e Içara a respeito da situação das perícias realizadas nos dois municípios. A iniciativa do Presidente da Câmara Municipal de Içara Rodrigues Mendes, o Sapinho, acontece em virtude do ocorrido na cidade vizinha e de boatos que os profissionais estão querendo parar de realizar esse tipo de procedimento. “É preciso que atentemos da situação, daqui a pouco estão fechando aqui no município ou em outras cidades vizinhas. São muitas pessoas que necessitam desta perícia do INSS”, salientou Sapinho.

Visita aos bairros

Os vereadores que integram a Comissão de Obras do Legislativo, Ademir Honorato (MDB), Dailto Feuser (PSDB), Edson Luiz do Nascimento (PP) e Salésio Lima (PSD) visitaram os bairros Fábio Silva e Quarta Linha. A vereadora Geovana Zanette (PSDB) esteve representada pelo assessor parlamentar. Os moradores do bairro Fábio Silva têm reclamado das condições precárias das ruas do bairro. Em primeiro encontro, os vereadores viabilizaram junto ao prefeito o patrolamento de parte das vias. A comunidade busca agora a pavimentação asfáltica.

Eletrosul

O futuro da Eletrosul foi tema no encontro entre o ministro de Minas e Energia, Almirante Bento Albuquerque, o deputado federal Carlos Chiodini (SC) e o presidente da Associação dos Produtores de Energia do Estado (APESC), Gerson Berti, na terça-feira, em Brasília. Atuante na geração, transmissão, comercialização de energia e telecomunicações em Santa Catarina, a empresa pública enfrenta a perspectiva de incorporação pela Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE), do Rio Grande do Sul. Chiodini e Berti pediram ao ministro atenção especial sobre a Eletrosul e pleitearam alternativas para que a Centrais Elétricas, responsável pelo faturamento de 2,3 bilhões em 2018, permaneça sediada em solo catarinense.