Divergências

Presidente da Câmara de Vereadores de Içara, o vereador Rodrigues Mendes, foi enfático ao contestar a avaliação do Observatório Social de Içara sobre o custo do Legislativo. Para ele, a comparação feita pelo observatório é um despropósito. “Primeiro porque eles fazem a comparação de uma câmara que tem 10 vereadores com uma câmara que tem 15. Fazem a comparação de uma câmara que tem cinco funcionários com outro legislativo que tem 16. Isso não é proporcional. Se fosse o mesmo número de vereadores, mesmo número de funcionários aí poderiam dizer que gastamos mais”.

Informação distorcida

Para o presidente do legislativo, a informação do observatório ganhou a imprensa de maneira distorcida. “Tenho o maior respeito pelo observatório, sempre recebemos a todos com muito carinho e essa informação, mas da forma como foi colocada, prejudica e muito a imagem do legislativo que trabalha e muito pela cidade. Eles fizeram esse cálculo, levantaram o quando o legislativo de lá produz em comparação com o nosso”, questiona.

Já o Observatório

Renato Brígido garante que não há caça às bruxas. Durante entrevista à Difusora ele deixou claro que o observatório quer apenas contribuir. “Pegamos uma câmara de uma cidade com o mesmo tamanho e que custa 2 milhões a menos. Temos duas sugestões para a Câmara de Içara equilibrar estes custos. Uma delas é reduzir o número de vereadores. A outra é reduzir o número de salário e o número de assessores”, explica. Brígido também falou da presença do observatório nas ações do Executivo. “Estamos acompanhando cada ação, cada licitação e isso já tem revertido em resultado para o município com uma grande economia e obras com ainda mais qualidade”.

Incentivo

Prefeito de Içara, Murialdo Gastaldon encaminhou ao Legislativo um projeto de lei que cria o Programa Água em Movimento. Objetivo é incentivar a construção de reservatórios de água como açudes para abastecer a produção agropecuária e viabilizar também o crescimento da piscicultura na cidade.

 

Transferência

Murialdo transfere neste fim de semana o cargo para o vice Sandro Serafim e entra em período de férias. Sandro vai permanecer no cargo durante duas semanas. O vice já está preparando sua agenda diferenciada para marcar mais uma passagem pelo comando do legislativo.

Trabalhando

Grupo de voluntários que atua no Balneário Rincão segue trabalhando forte para garantir que a cidade chegue a primavera colorida. Avenida Leoberto Leal vem ganhando um paisagismo diferenciado.

PEC da Maldade

Prefeito Clésio Salvaro está em Brasília. Participou ontem de encontro com o senador Tasso Jeiressati para discutir a retirada da PEC 133. A proposta trata da cobrança previdenciária de entidades filantrópicas. “Essa é a PEC da maldade porque vai custar muito para as entidades que prestam um grande serviço em todo o Brasil e na nossa cidade. Não fui atendido, mas vamos manter a mobilização”, argumenta o prefeito.

Grande festa 

Acompanhei de perto a abertura do Festival de Teatro Revirado em Içara. Estrutura montada na Praça São Donato recebeu um grande público para acompanhar a peça do bonequeiro argentino.  Mesmo com o vento Sul gelado que bateu durante a noite, ninguém arredou o pé para acompanhar o espetáculo até o fim. O espetáculo segue até sábado com apresentações 100% gratuitas.

Será resolvido

Responsável pelo Instituto Maria Schimidt, que faz a gestão do Hospital São Marcos, Ricardo Ghelere disse durante entrevista à Difusora que o problema envolvendo os médicos que atendem na instituição deve ser resolvido até amanhã. “De fato há um atraso, mas o problema é burocrático. Ocorre que o Estado fez o pagamento referente a estes três meses para o Instituto que administrava o hospital antes da nossa chegada. Agora estamos aguardando que eles nos repassem o dinheiro para colocarmos as contas em dia”.

Prestigiando o governador 

O empresário Adalberto Pizzetti, prefeiturável pelo PSL, esteve prestigiando a passagem do governador Carlos Moisés da Silva pelo Sul.