Mesmo com a chegada dos profissionais, Latam aumentou a suspensão dos voos até 15 de junho

Depois de semanas de espera, o Aeroporto Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, passa a contar com bombeiros formados no curso de combate a incêndio para aeródromos. Os profissionais foram contratados pelo Governo do Estado, e estão aptos a atuar no local durante os horários de pouso e decolagem de aeronaves.

A medida atende à solicitação da Latam para retomar a operação no terminal. “Tão logo a vistoria seja feita, a empresa será liberada para retomar os voos”, explica o governador Carlos Moisés.

Agora, o Estado aguarda a retirada da Notam, documento que a companhia aérea utiliza como argumento para não operar no aeroporto de Jaguaruna. “Hoje a Azul continua operando normalmente, e a Latam deve voltar a operar. Todas as providências estão encaminhadas para a retomada dos voos”, explica o comandante do CBMSC, coronel Edupércio Pratts.

De acordo com ele, os bombeiros trabalharão no período da tarde, seis horas por dia, já que todos os pousos e decolagens da Azul e da Latam ocorrem entre 14h30min e 16h25. O caminhão de combate a incêndio está pronto para operar no terminal. Outros profissionais serão capacitados para assumir permanentemente a função em Jaguaruna.

Segue o impasse

Mesmo com a confirmação do governador da contratação dos profissionais, a Latam emitiu um novo comunicado ampliando ainda mais o prazo de suspensão dos voos no Aeroporto Regional Sul. Os voos seguem suspensos de Jaguaruna para São Paulo até 15 de junho.

Na nota, a Latam informa que a medida é “totalmente alheia à vontade da companhia” e que segue sendo necessária “em virtude da suspensão do Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio (SESCINC)”, realçando que se trata de um item de segurança fundamental nas operações da empresa.

A RDL Aeroportos, gestora do Regional Sul, espera que com a documentação que será expedida após a chegada dos bombeiros, a situação volte ao normal. “Esperamos que isso se resolva em no máximo dois a três dias”, afirma o diretor comercial da RDL, André Constanzo.