Desistiu

Eleição de Criciúma perdeu um candidato. Júlio Kaminski reuniu a imprensa ontem para anunciar que não irá disputar a vaga de prefeito no pleito deste ano. Alegou razões partidárias para desistir do processo. Ele também encaminhou seu pedido de desfiliação do partido. Vai ficar independente na Câmara até o final deste ano e não irá disputar sequer a reeleição para o legislativo. Um dos motivos foi a condução interna no PSL. Kaminski foi retirado da condição de presidente do partido, ficou fora da nova executiva e não aceitou. Alisson Pires, eleito presidente, também já pediu para sair da função. Agora os militantes do PSL pretendem trabalhar para encontrar um novo nome para a presidência e um novo nome para ser candidato.

Fora

Eduardo Lodetti pediu exoneração do Gabinete do Deputado José Milton Schefer (PP). A exoneração a pedido foi publicada ontem. Dudu vai se dedicar integralmente a campanha de Arnaldinho Lodetti ao Governo de Içara.

Falando em Arnaldinho

Ele tem se mostrado empolgado com a movimentação nos bastidores. A campanha do MDB já fechou aliança, ainda que de maneira informal, com PT, PSDB e PCdoB. Com relação ao vice, Arnaldo afirma que regras serão criadas para definir “o nome que mais agrega neste processo”, explica.

Reunião

Arnaldinho, o presidente do MDB Fernando Mazuchetti e o prefeito Murialdo Gastaldon conversaram ontem sobre o processo eleitoral. Entre os assuntos, a formação da nominada de candidatos a vereador. “Conversamos sobre a nominata de vereadores, ele está auxiliando neste processo. Estávamos trabalhando o segmento mulheres”, explica Mazzucheti.

No PP

PP de Içara segue trabalhando focado na eleição e dando atenção as questões relacionadas ao coronavírus. “Temos dado uma atenção especial no sentido de orientar nossos filiados com relação a pandemia. E dentro do possível, cumprindo as normas de segurança, mantemos as conversas com nossa base e com partidos que tendem para a mudança. Utilização de mecanismos tecnológicos tem sido uma das pontes para diminuirmos a distância com as pessoas”, explica Tuca Lodetti, presidente do Partido Progressista de Içara e que aposta em uma eleição ainda em outubro. “Em Brasília tem proposta para todos os gostos, mas pelas últimas informações acredito na manutenção das eleições para o dia 4 de setembro”. O PP tem o nome de Dalvânia Cardoso confirmado para a disputa deste ano.

Saiu

Uma medida provisória do governo federal liberou R$ 60 bilhões em ajuda emergencial para estados, municípios e o Distrito Federal combaterem a pandemia do novo coronavírus. O texto, foi sancionado com vetos pelo presidente Jair Bolsonaro no fim do mês passado.

Nome novo

Empresário e ex-presidente do Hospital São Donato, Waldemar Luiz Casagrande, o Zinho, é o novo nome para compor como vice na chapa de Alex Michels do PSD na disputa pelo Governo de Içara. Anselmo Freitas vai agora coordenar o processo. PSD defende chapa pura como alternativa para unir a cidade. Se o nome de Zinho será confirmado é uma questão de tempo. Certo é que Anselmo Freitas não será candidato. Ele não se desincompatibilizou da função da Cooperaliança e com isso não pode disputar o pleito deste ano.

Na Justiça

Governador Carlos Moisés entrou com queixa crime contra o deputado Jessé Lopes. Moisés também pede indenização de 120 mil reais. O motivo é uma publicação feita por Jessé citando a suposta gravidez de uma funcionária do Governo. O deputado pediu desculpas, disse que queria fazer apenas uma analogia, mas o caso segue rendendo. Já há inclusive um pedido de cassação tramitando na Assembleia. Jessé já se manifestou sobre o assunto e disse que vem sendo perseguido.

Bons ventos

Conversei nesta sexta-feira na Massa FM com o secretário de Planejamento Paulo Brígido. Ele é um otimista por natureza. Durante a entrevista, ele ressaltou que o momento em Içara é tão positivo que ele acredita que a cidade, mesmo com o coronavírus, ainda vai fechar o ano com salto positivo da economia e na geração de emprego. “Se a gente não crescer, pelo menos não vamos cair”. Falou também do condomínio industrial, da seleção de vagas para o Atacadão e da Agromel. Segundo ele, a festa ainda pode sair esse ano. “Deveria ser nesse fim de semana, mas foi suspensa pela pandemia. Quem sabe a gente não fecha o ano com ela”.