Rotativo

Presidente da CDL de Içara, Alexandre Fernandes, fez uma ampla defesa do estacionamento rotativo. As declarações foram dadas durante entrevista à Difusora.  Segundo ele, não há como pensar em retroceder neste assunto. “Basta olhar o nosso movimento, ele aumentou e a satisfação dos clientes, que hoje tem facilidade em encontrar uma vaga, também cresceu. O estacionamento é imprescindível. Claro que ele tem ajustes, claro que os monitores precisam ser treinados, mas isso não justifica querer acabar com o serviço. Essas reclamações sobre a multa dos 18 reais são pontuais. Um percentual mínimo dos motoristas recebe essa multa. O estacionamento precisa ser mantido”, defendeu Alexandre.

Na sessão

Terça-feira, durante a sessão da Câmara de vereadores o assunto voltou à tona com parlamentares registrando as queixas dos usuários. Houve até mesmo quem defendesse o fim do serviço. “Se a cidade não comporta o serviço então que se cancele as atividades, acabe com o rotativo e volte como era antes”, defendeu o vereador Toninho de Mello.

Reação

O prefeito Murialdo Gastaldon disse, por telefone, que pretende rediscutir o assunto e não descarta encerrar o rotativo. “O valor é o mais barato da região, já realizamos vários ajustes e hoje idosos e deficientes não pagam, carga e descarga não paga, mas vamos rediscutir. Eu vou preparar uma reunião ampliada para tentar pôr um fim na polêmica. Se a comunidade de Içara não quiser mais o estacionamento, a gente calcula a rescisão e acaba”, avisa o prefeito

É preciso

Está na hora de colocar um ponto final neste assunto. Primeiro, é fundamental que se apresente números. De fato, qual é o percentual de motoristas que tem problemas. É um número relevante ou a reclamação sai sempre do mesmo lugar. Há falhas? Então a empresa como concessionária de serviço público precisa responder e resolver. A julgar pelo que me disse o prefeito, esse será o caminho adotado.

Moro

Presidente da Acic, Moacir Dagostin, afirmou ontem que já iniciou as tratativas para acertar os detalhes da vinda de Moro.  A palestra deve ser restrita à alguns convidados. “Vai ser um evento para convidados, restrito. Sei que se colocasse no estádio do Criciúma lotaria, mas tem as questões de segurança e da própria agenda que precisamos respeitar. Para a Acic, a vinda dele é uma honra”.

Homenagem

Aniversário de fundação da Librelato será alvo de uma sessão solene da Câmara de Vereadores de Içara. A proposta é do vereador Pedro Mazzuchetti e foi aprovada por unanimidade na terça-feira.

Macrodrenagem

Obras da macrodrenagem em Içara mais uma vez enfrentam problemas. A empresa que executa os serviços já comunicou ao governo que vem enfrentando dificuldades financeiras. Alega que problema foi criado pelo atraso de pagamento de obras que estão sendo realizadas para o Estado e para outras prefeituras. Ainda não é oficial, mas especula-se que ela pode abandonar a obra.

Críticas

Sessão da Câmara de Vereadores de Içara foi marcada por algumas críticas ao governador Carlos Moisés. Parlamentares reclamaram da forma como o governador tem tratado assuntos prioritários do Sul, em especial o Hospital São Donato. “Eles caíram de paraquedas. Não votaram neles, votaram na colinha do Bolsonaro”, afirmou o vereador Toninho de Mello. “Eu quero fazer um requerimento e pedir para o deputado Jessé Lopes nos fazer uma visita. Ele foi o mais votado em Içara e nunca veio aqui ouvir nossas bandeiras e defender nossas prioridades”, pontou Márcio Toretti. Já o presidente da Casa, Rodrigues Mendes, o Sapinho, lembrou que a torcida é para que o governo dê certo. “Tanto aqui quanto em Brasília. A torcida é para que funcione. No caso do presidente, eu não entendo porque tem gente reclamando. Ele prometeu armar a população e já fez, já cumpriu seu plano de governo”.

Lula

Ministério Público Federal encaminhou um parecer ao STJ no qual afirmou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já cumpriu tempo suficiente da pena para progredir para o regime semiaberto. Ex-presidente está preso em regime fechado desde 7 de abril de 2018. No semiaberto, condenado tem direito a deixar prisão durante o dia para trabalhar.

Campanha

CDL de Içara lança nesta sexta-feira, durante a Agromel, a campanha “Quem Compra em Içara, ajuda a cidade crescer”. Segundo o presidente da CDL, Alexandre Fernandes, o objetivo é valorizar o comércio local. “Que hoje tem tudo o que você procura e com preço acessível. Nossa intenção é valorizar nossos lojistas, nosso comércio e mostrar para a população a importância que o gesto de comprar nas nossas lojas tem para a nossa economia”, ressalta

Desnecessária

Presidente Jair Bolsonaro apresentou ontem na Câmara projeto que prevê algumas alterações no Código de Trânsito. Entre as medidas, a ampliação da validade da carteira para 10 anos, hoje ela vale por cinco. A proposta também amplia para 40 o número de pontos para que o condutor perca a carteira de motorista. Bolsonaro também sugere o fim do exame toxicológico para motoristas das categorias C, D e E, reduz multa para quem conduz sem capacete e acaba com a multa de quem anda com criança no carro fora da cadeirinha. Para especialistas em trânsito, isso é um retrocesso. Na minha opinião ação populista, desnecessária e arriscada. O motorista brasileiro só aprende na multa. A mais absurda delas é não exigir o uso da cadeirinha.

Velho problema

Moradores do Balneário Barra Velha voltaram a ter problemas com o acúmulo de água em ruas da comunidade. Segundo informações algumas valas foram fechadas e isso tem comprometido o escoamento da água. Moradores estão apelando por uma solução do Prefeito Jairo Custódio.

Em setembro

A Celesc não compareceu à reunião realizada na Câmara de Içara para discutir a iluminação da Via Rápida. No entanto, a estatal encaminhou um documento informando que a licitação para a obra deve ser finalizada em setembro. Já o responsável pelo Deinfra confirmou que prepara um paliativo para realizar a limpeza do trecho. Diante disso, encontro terminou com avaliação positiva.