Fiéis se reuniram na manhã de domingo para a missa de envio do padre Alex Sandro Serafim. Até então vigário na Paróquia São Donato, em Içara, o sacerdote assume nova missão, agora como vigário na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Forquilhinha.

Um missionário dentro da Diocese de Criciúma, padre Alex estava em Içara desde o ano passado. “Missão dada, Missão cumprida! Obrigado, Paróquia São Donato”, se manifestou o religioso pelas redes sociais. Ele chegou de mudança à nova cidade no sábado. “A primeira impressão é um lugar bom”, descreveu.

Já o padre Antoninho Rossi, pároco da Paróquia São Donato, falou de como foi o trabalho de padre Alex junto à comunidade. “Padre Alex foi um bom vigário, trabalhou bastante com visitas, bênçãos nas casas e celebrações nas comunidades. Veio das missões, nós o acolhemos e ele substituiu padre Vander que, hoje, é reitor do Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus”, relembra.

As mudanças no clero foram anunciadas na última semana pelo bispo diocesano, dom Jacinto Inacio Flach, em razão da necessidade do afastamento do pároco da Paróquia Nossa Senhora da Natividade, de Cocal do Sul, padre Oscar Paulo Pietsch, para que ele possa dar continuidade ao tratamento de saúde, em decorrência do linfoma já descoberto há mais de um ano.

Quem assumiu a missão de padre Oscar foi o padre Jiovani Manique Barreto, que até então exercia a função de vigário na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Forquilhinha. A missa de posse também foi celebrada no domingo, na igreja matriz de Cocal do Sul.

No lugar de padre Jiovani, assumiu então o padre Alex Sandro Serafim, por sua vez, substituído pelo padre José Benjamin Cipriano, o padre Zezinho, até então vigário na Paróquia São José, que abrange a Catedral Diocesana.

 

Padre Zezinho é acolhido pela comunidade

 

A celebração para recepcionar padre Zezinho também ocorreu no domingo, mas a noite, quando os fiéis se reuniram na Igreja Matriz São Donato para a missa de acolhida ao novo vigário. Entretanto, não é a primeira vez que ele atuará em Içara.

“Padre Zezinho, que já conhece a cidade, também fará um bom trabalho. Tenho certeza que será acolhido com muita alegria pelos içarenses”, afirma o pároco, padre Antoninho Rossi.

“Não é fácil voltar, pois quando somos transferimos pensamos que não voltaremos para a mesma cidade, mas a gente não se manda, afinal, somos pastores, operários da messe e não somos donos de nós mesmos”, avalia a transferência a Içara o padre Zezinho, declarando que foi uma surpresa ser chamado pelo bispo. “Para ajudar o padre Antoninho, que eu conheci como seminarista de Filosofia e de Teologia e, depois, tive alegria de ser o orador em sua primeira missa”, recorda.

Ainda sobre estar ao lado de padre Antoninho, ele conta que fez a homilia de sua primeira missa, em 2008. “E agora será um prazer estar com alguém que me conheceu e a quem conheço bem, inclusive com bom relacionamento com sua família. Tenho certeza que vamos nos entender muito bem. Ele o pároco e eu o vigário paroquial, mas estou indo com muita humildade e boa vontade. Tenho certeza que o padre Antoninho vai me acolher de braços abertos, assim como as pastorais e a comunidade içarense”, projeta o sacerdote.

Ele ainda avalia que a idade não o impede de realizar um belo trabalho. “Não sou mais um padre jovem. Esse ano completo 47 anos como padre e 75 anos de vida, mas ainda tenho muita vontade de trabalhar e servir o reino de Deus. Que possamos juntos da comunidade fazer acontecer o reino de Deus, de verdade, nesse pedaço de chão, pois quero apenas ser pastor para anunciar o Evangelho, animar as pessoas, acolher a todos e, assim, o reino de Deus vai acontecendo e a paz vai reinando nos corações de todos”, entende.