Bombeiros alertam população para o uso correto dos EPI

110

Primeira ocorrência com óbito após queda foi registrada no dia 23 de dezembro

Da Redação

Em menos de um mês, três acidentes de trabalho envolvendo queda de altura foram registrados na área do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM). Os três resultaram em óbito, e, por conta disso, acende um alerta em relação a importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

A primeira ocorrência com óbito após queda de altura foi registrada no dia 23 de dezembro, em Criciúma, quando um homem caiu de aproximadamente 10 metros enquanto realizava um serviço de manutenção. No dia 07 de janeiro, em Morro da Fumaça, um homem caiu de 7 metros. E nesta quarta-feira, dia 13, em Jaguaruna, a vítima caiu de aproximadamente 4 metros.

Segundo o setor de Instrução e Ensino do 4º BBM, o equipamento é indispensável, principalmente quando se trata de trabalhos em altura. “Sempre é importante destacar que por mais que alguns equipamentos pareçam desnecessários, nunca se sabe quando será preciso comprovar a eficácia dele”, ressalta o aluno sargento BM Everton Vitorino Gomes.

O chefe do setor, capitão BM Samuel Ambroso, destaca que o número de ocorrências desta natureza preocupam. “Para realização de atividades em altura o profissional deve estar devidamente capacitado, conhecendo os riscos e equipamentos disponíveis para o trabalho, bem como as normas regem essas atividades”, enfatiza.

O uso do Equipamento de Proteção Individual é obrigatório e o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina orienta para o uso correto, sendo os principais: capacete com jugular, cinto tipo paraquedista para trabalho em altura, óculos de proteção e trava quedas.