O Hino

Ministério da Educação (MEC), comandando por Ricardo Vélez Rodríguez, enviou para todas as escolas públicas e privadas do país um e-mail pedindo para que, no primeiro dia de aula, “professores, alunos e demais funcionários da escola fiquem perfilados diante da bandeira do Brasil, se houver na unidade de ensino, e que seja executado o Hino Nacional”. Ele também pede que os estudantes sejam filmados e termina citando o slogan de campanha de Bolsonaro: “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”. A oposição deve entrar com ação contra o ministro por crime de responsabilidade e improbidade administrativa.

Os erros

Não há nada contra o hino, a execução dele aliás já é feita em muitas cidades, ordenada por lei municipal e lei federal que pede a execução do hino uma vez por semana. O problema todo está em citar o slogan da campanha de Bolsonaro. Uma sugestão que fere a própria tese do Escola Sem partido, tão defendida pelos representantes da direita e algo tão típico de regimes autoritários. O outro erro foi solicitar que jovens e adolescentes sejam filmados durante a execução do hino. Estava tão errado que o próprio ministro já recuou.

É preciso esclarecer

Além disso é fundamental que se entenda o seguinte: ninguém é contra o hino, ao contrário. Todos os pais querem que seus filhos conheçam, respeitem e valorizem a história do país e nossos símbolos nacionais. No entanto, cantar o hino todo dia não vai resolver o problema da nação, não vai reformar os adolescentes em soldadinhos bem comportados. O que garante futuro para uma geração é acesso à educação de qualidade, acesso à universidade, a um ensino profissionalizante que lhe assegure mercado de trabalho e, fundamentalmente, emprego. Mas enquanto não se tem um projeto claro, se faz barulho com o hino.

Reclamando

E a sessão de segunda-feira na Câmara de Vereadores de Içara foi marcada por pedidos para manutenção de ruas em vários pontos do município. Vereadores de oposição cobraram do governo atenção às indicações que são encaminhadas no Legislativo, mas que não estariam sendo cumpridas. Segundo a vereadora Silvia Mendes, o município tem sérios problemas na área da saúde e da infraestrutura. De acordo com ela, a região central está repleta de ruas tomadas por buracos e todos os pedidos feitos são ignorados pela Administração. O vereador Israel Rabelo, que integra a bancada do governo, foi no mesmo caminho. Cobrou do secretário de Planejamento, Arnaldinho Lodetti, para que a Setep faça a manutenção de ruas pavimentadas e que estariam apresentando problemas.

Com o Geraldo

Geraldo Baldissera ainda está na Câmara e ouviu com atenção as queixas dos colegas vereadores. É que caberá a ele, na função de secretário de Serviços Urbanos, esse trabalho de manutenção e melhorias na área central. Baldissera, que pode ser empossado ainda esta semana, ganhou destaque pelo bom trabalho feito durante sua passagem pela Secretaria de Obras e a aposta é de que a resposta venha rápido.

Bueiro inteligente

Projeto Bueiro Inteligente que funcionava em Blumenau e Itapema vai ganhar mais um projeto piloto em Criciúma. Depois de um implantado no bairro São Luiz, a Praça do Congresso vai ganhar uma outra unidade. “Conheci esse projeto no Norte do Estado e um empresário da cidade criou um protótipo que está sendo testado. Já encaminhei a proposta à Secretaria de Infraestrutura para que o governo possa adotar esse projeto e amenizar os riscos de alagamentos”, explica o vereador Marcos André Meller. A alternativa é boa. Afinal, onde a população não tem consciência para jogar o lixo no local adequado, resta mesmo apelar para que o bueiro seja inteligente.

Ração da discórdia

O vereador Pastor Jair Alexandre (PSC) questionou, por meio de requerimento, a existência de autorização para as ONGS de proteção animal fixar recipientes para alimentação dos animais, nas praças públicas localizadas em Criciúma. “Fiz esse pedido por haver algumas reclamações de moradores, principalmente, na Praça do Congresso”, disse. O vereador lembrou que o ano passado houve o projeto de um parlamentar que solicitava esses recipientes, mas que foi dada pela ilegalidade, e com isso a matéria foi arquivada. O questionamento foi muito mal recebido e o vereador acabou detonado nas redes sociais.

Preocupação com as crianças

Pelo Facebook, Jair Alexandre respondeu às críticas. “Sou um defensor da causa animal e fui um dos vereadores que pressionou a prefeitura para que o centro de zoonoses funcionasse da maneira correta: castrando, vacinando e colocando até mesmo chip nos animais. Um requerimento significa apenas um pedido de informação à prefeitura, e nada mais do que isso. Continuarei lutando e defendendo essa causa. Queremos sim, que os nossos animais sejam bem cuidados, mas precisamos também proteger nossas crianças que frequentam estes mesmos espaços”, argumentou.

Começou

Se você não foi ontem, então tem esta quarta-feira para aproveitar. Bazar do Hospital São Donato oferta produtos apreendidos pela Receita Federal a preços atrativos. Previsão é arrecadar pelo menos R$ 100 mil para usar na reforma de uma sala de cirurgia.