Jessé Lopes pede mais firmeza de Ricardo Guidi

O deputado estadual Jessé Lopes (PL) manifestou apoio à possível candidatura a prefeito de Ricardo Guidi (atualmente no PSD) em Criciúma. Lopes expressou decepção com a movimentação tímida do partido na cidade. Ele acredita que, para ter sucesso na eleição, Guidi precisa demonstrar mais firmeza e posicionamento. O deputado enfatizou que o PL tem potencial para apoiar Guidi, seja com uma vice ou com sua filiação ao partido.

PL mais forte

Jessé Lopes prevê um ano positivo para o Partido Liberal (PL) na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e para o governo estadual em 2024. O deputado acredita que a atuação do PL seguirá um padrão de sucesso, com vitórias significativas. Ele destaca que, ao contrário do governo anterior, o atual é mais respeitoso com divergências de opinião. Lopes antecipa projetos importantes, incluindo questões previdenciárias e sociais, e enfatiza seu compromisso com a graduação e promoção dos militares após a aposentadoria.

Imóveis funcionais parados

Cerca de 288 imóveis funcionais do Governo Federal permanecem desocupados, constituindo 21,42% do total de 1.345 propriedades destinadas a servidores, conforme apontado pelo Portal da Transparência. Políticos também usufruem dessas residências, com a Câmara dos Deputados dispondo de 432 imóveis destinados a parlamentares. Dados de dezembro de 2023 indicam que 369 dessas unidades estavam habitadas. Além disso, a Câmara dos Deputados anunciou uma licitação de quase 100 milhões de reais para reformar e ampliar apartamentos funcionais, visando reduzir gastos com auxílio-moradia e melhorar a situação estrutural dessas habitações.

Priorizar vacinação contra dengue

O Ministério da Saúde anunciou ontem que a campanha de vacinação contra a dengue, com a vacina Qdenga, terá início em fevereiro de 2024, priorizando crianças e adolescentes de 6 a 16 anos. Com acesso a até 6 milhões de doses este ano, a aplicação em duas doses limitará a imunização a no máximo 3 milhões de pessoas. A eficácia da Qdenga, incorporada ao SUS em 2023, alcançou 80,2%, com redução de 90% nas hospitalizações. Em 2023, o Brasil registrou recorde de mortes por dengue, totalizando 1.094 óbitos, segundo o Ministério da Saúde.

Febraban “de esquerda”

O presidente da Febraban, Isaac Sidney, expressou apoio à greve de 24 horas convocada pelos funcionários do Banco Central, ressaltando a importância de valorizar o corpo técnico da instituição. Sidney, com 18 anos de experiência no BC, afirmou que a valorização é crucial para o cumprimento do papel institucional do Banco na estabilidade financeira e monetária do país. A paralisação dos trabalhadores busca reajuste salarial e reestruturação de carreira, incluindo equiparação com outras categorias similares. A declaração foi feita e divulgada via redes sociais da Febraban.