Um mar de sabores: Polvo com purê e molho pesto

Chef PV Show cozinha com Rodrigo Novelli, do Gastropub Acqua Fresca.

Salve, moçada! A coluna de hoje chega na sua casa diretamente do Balneário Rincão, do espaço Acqua Fresca, o refúgio gastronômico do meu grande amigo Rodrigo Novelli, o Bolinho. Hoje, vamos te levar a uma viagem culinária irresistível com um prato que une o frescor do mar com o polvo, a cremosidade das batatas e a explosão de sabores do pesto. Preparados para embarcar nessa experiência sensorial?

Anote aí os ingredientes. Para o polvo, vamos precisar de 1 polvo, 2 cebolas brancas, 1 ramo de salsinha, 1 ramo de cebolinha verde, 1 cabeça de alho, sal, pimenta preta a gosto e manteiga.

No purê, vamos utilizar, 4 batatas medias, sal, pimenta e manteiga. Já para o pesto, deixe a mão, 1 ramo de manjericão, 50g de amêndoas, 250ml de azeite de oliva extra virgem, 1 pitada de açúcar e sal.

Modo de preparo: Em uma panela adicione 3 litros de água, cebola branca picada em cubos grandes, salsinha, uma cabeça de alho amassada, sal e pimenta a gosto. Faça um pequeno corte entre os tentáculos do polvo, para facilitar na hora de separá-los da cabeça do polvo. Espere levantar fervura e depois adicione o polvo, mergulhando e retirando 3 vezes, para ocasionar o choque térmico. Isso faz com que o polvo chegue na textura perfeita. Cozinhe por 30 minutos e separe os tentáculos.

Em fogo médio, salteie o fogo na manteiga na frigideira, finalizando com cebolinha a gosto.

Para o purê, pique as batatas e cozinhe-as adicional sal. Quando estiverem macias, amasse e volte a panela com um pouco de manteiga, experimente, corrija o sal se necessário e reserve.

Para o molho pesto, adicione em um processador 1 ramo de manjericão, 50g de amêndoas, 250ml de azeite de oliva extra virgem, 1 pitada de açúcar e sal a gosto. Bata até ficar na textura que você deseja.

Para montar o prato, comece com o purê no fundo. Ao redor, sirva o molho pesto e pouse os tentáculos do polvo por cima.

Esse prato é incrível e faz muito sucesso no verão do Acqua Fresca. Você precisa experimentar esses sabores. Para ver o passo a passo da receita em vídeo, basta ir até o Youtube e se inscrever no meu canal. Como sugestão, sirva acompanhado de um bom vinho branco.

O sabor do verão está na sua mesa. Até a próxima.