Audiência pública sobre obra foi realizada na semana passada pela Assembleia Legislativa na Vila Nova

Içara

As ponderações de moradores do bairro Vila Nova sobre as obras na Rodovia Paulino Búrigo (SC-445) serão levadas ao governador de Santa Catarina. Esse foi a promessa do secretário de Estado da Infraestrutura, Jerry Comper, após a audiência pública promovida pela Comissão de Transportes, Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura da Assembleia Legislativa, no salão da Paróquia São Miguel Arcanjo, em Içara, na quinta-feira (23). “Temos um problema instalado. Vamos buscar uma solução”, indica sobre os conflitos em relação ao aumento das pistas e as empresas instaladas na comunidade.

“Temos que respeitar o dinheiro público, que é o dinheiro do contribuinte”, criticou o deputado estadual Volnei Weber (MDB). Na avaliação do parlamentar, o investimento de R$ 43,7 milhões na obra em Içara não se justifica diante de outras necessidades catarinenses. Ele citou também a BR-101, que tem pista duplicada, e comparou com o projeto em Içara, que prevê trechos até com a triplicação. “Ninguém quer a paralisação da obra, ninguém é contra o desenvolvimento. Mas as pessoas querem e precisam ser ouvidas”, colocou.

“Indução política ao erro”, diz Dalvania

A audiência pública não contou com a participação de representantes da Prefeitura de Içara. O município, que foi responsável pela elaboração do projeto, encaminhou uma carta assinada pela prefeita Dalvania Cardoso para que fosse lida durante o encontro. Conforme o deputado estadual, a leitura foi iniciada, mas interrompida a pedido dos moradores que estavam presentes no salão.

Em trechos do documento, na integra nesta página, Dalvania argumentou que a discussão sobre o projeto é uma “indução política ao erro” e que a obra que já está em andamento tem “ampla aprovação popular em nossa cidade (Içara) e da região”.

Na carta, a prefeita ressaltou que o projeto foi discutido pelos técnicos da prefeitura com os proprietários de estabelecimentos às margens da via. Ela relatou ainda que a obra foi aprovada pela Câmara de Vereadores de Içara, por meio de lei que trata sobre o Plano de Mobilidade Urbana, sendo sancionada “pelo então prefeito Murialdo Canto Gastaldon à época e seu ‘vereador pupilo’ Geraldo Baldissera, que, hoje, polemizam e mobilizam contra tão importante obra”. Dalvania completa a carta citando um provérbio. “A verdade é filha do tempo… e aparece!”.

Sobre a obra

Sob responsabilidade da Secretaria de Estado da Infraestrutura (SEI), as obras tiveram início em novembro do ano passado, com previsão de conclusão até maio de 2024. Serão ampliados 2,5 quilômetros, com construção de ciclofaixas e trechos com até três faixas de rolamento em cada uma das duas pistas. Conforme técnicos da SEI, o projeto original já passou por alterações, com reduções na largura da pista em alguns trechos. A administração encaminhou uma carta aberta com posicionamento sobre a obra e a audiência pública, mas, a pedido dos participantes, a leitura não foi concluída.