Fui demitido… E agora?

51

Primeiramente calma, essa será sua palavra de ordem!!!! Claro que isso pode gerar uma dor de cabeça e pode mexer muito com seu lado emocional. Divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a pandemia do Corona vírus, fez com que cerca de 1 milhão de brasileiros perdessem o emprego, isso somente no mês de maio. Porém esquecemos que já estávamos em declínio, em função da nossa economia, então não vamos colocar toda a culpa no tal do Corona, vamos erguer as mangas, e começar a pensar em novas formas e oportunidades de conseguir um novo trabalho.

Você deve compreender que precisará de fato de um descanso merecido, mas se for muito ansioso e preocupado em encontrar um novo trabalho, descanse por 7 dias, e aí veja seus direitos, você terá direito ao aviso prévio, esse é um direito tanto do empregado quanto do empregador ou seja, qualquer parte que queira rescindir o contrato deverá comunicar essa intenção com um prazo de no mínimo 30 dias. Caso o você seja afastado imediatamente deverá ser indenizado pelo empregador, e além disso você terá o direito de receber o salário do mês de forma proporcional ao trabalhado, também receberá férias, e ainda tem o direito ao saque do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), e mais a multa rescisória de 40% do valor depositado no Fundo de garantia, e o seguro desemprego, benefício oferecido pela previdência social, com intuito de que o trabalhador fique amparado nesse momento.

Essa transição poderá ser um momento ideal para que você, possa investir em você, voltando a atenção para as suas qualidades, e se tornar ainda mais competitivo no Mundo do trabalho, mas como assim? Você pode estar se perguntando, atualizando seu currículo, realizando cursos de curta duração, identificar os motivos pelos quais foi demitido, e potencializar esse ponto de melhoria, manutenção nas suas redes de contatos, e ainda pode dar aquele “tapa no visual”, as vezes estava tão envolvido no trabalho, que esqueceu de cuidar de si, de um bom corte de cabelo, uma limpeza de pele, uma massagem, uma academia….

Outro ponto importante é ser flexível, muitas vezes seu retorno ao mercado de trabalho exigirá que você retorne em uma função inferior a que você estava habituado, logo redução de cargos e salários podem prejudicar seu retorno, pela falta de flexibilidade.

Seja aberto a mudanças no trabalho, em muitos casos elas são necessárias e podem até melhorar a sua situação na empresa nova, tenha foco no futuro, evite se abalar com pequenos erros no caminho, não invente desculpas, saiba reconhecer seus erros e melhorar sua atuação por meio dos feedbacks que receber, seja proativo, não espere por ordens para começar a fazer algo que, obviamente, deve ser feito; e tenha sempre iniciativa no ambiente de trabalho, não tenha medo de novos desafios, eles podem ensinar muito e contribuir para o seu progresso, saiba quais são suas maiores qualidades e capacidades, usando isso ao seu favor no dia-a-dia de trabalho, nunca jogue seus erros nas costas dos outros. Isso pode trazer uma má reputação para a sua atuação e desacelerar o seu crescimento. Então meu amigo, mãos à obra!!!!

Giseli Barbara – Psicóloga e coach, mestre em Ciências da saúde