A pauta da Câmara Municipal de Içara foi retomada na noite de terça-feira, com o grande expediente – indicações, requerimentos, pedidos de informações, ordem do dia e horário político. Mas de acordo com o presidente Rodrigues Mendes, algumas novidades ainda serão apresentadas à população durante o ano.

Uma das medidas visa aumentar a aproximação entre a Casa e a comunidade. “Temos como meta organizar e promover quatro sessões itinerantes, que acontecerão nos bairros Esperança, Boa Vista, Vila Nova e Presidente Vargas. Estamos aguardando algumas definições técnicas para iniciarmos este projeto”, declara.

Ele acrescenta que a intenção é realizar as sessões itinerantes a cada três meses. O vereador ainda assinala que também vai apresentar proposta para reduzir o recesso de 45 para 30 dias e empenhar esforços para a construção da sede própria da Câmara. Um terreno para esse fim foi cedido pelo Executivo no fim do ano passado.

“Além disso, outras inovações serão trazidas ao longo do ano. E ainda ressalto que a presença da população nesta Casa é importante e fundamental para um Legislativo cada vez mais forte e atuante”, afirma.

Os trabalhos legislativos de 2019 da Câmara de Içara iniciaram na noite da última segunda-feira, com a aprovação das quatro Comissões Permanentes, que são órgãos técnicos, responsáveis por avaliar e emitir parecer dos projetos de lei que tramitam na Casa ao longo do ano.

 

Constituição e Justiça

 

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação será presidida por Alex Michels (PSD), tendo Flávio Felisberto (MDB) como secretário, Israel Rabelo (MDB), Itamar da Silva (Progressistas) e Geraldo Baldissera (MDB) como membros. Com a licença de Baldissera, que deve assumir cargo no secretariado do prefeito Murialdo Gastaldon, a cadeira será ocupada por Higor Robetti (MDB).

 

Serviços Públicos

 

A Comissão de Serviços Públicos terá Pedro Mazzuchetti (MDB) na presidência, com Silvia Mendes (Progressistas) de secretária, Marcio Toretti (MDB), Valdelir da Rolt (PSD) e Laudo Calegari (MDB) de membros. Edna Benedet (PCdoB, suplente) ocupa o lugar do pessedista, licenciado em razão de ser o secretário Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural.

 

Saúde

 

A Comissão de Saúde Pública terá Laudo Calegari na presidência, com Lauro Nogueira (PT) como secretário, Geraldo Baldissera (ou Higor Robetti), Marcio Toretti e Marcio Dalmolin (PSD) como membros. Também suplente, André Mazzuchello Jucoski (PSDB) está nas comissões onde consta o nome de Dalmolin, afastado por decisão judicial.

 

 

Finanças

 

A Comissão de Finanças, Orçamento e Contas será presidida por Flávio Felisberto (MDB), com Edna Benedet (substitui Valdelir da Rolt) como secretária, Antonio de Mello (MDB), Eduardo Zata (Progressistas) e André Jucoski (substitui Marcio Dalmolim) como membros.